Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/32400
Autoria: Colling, L.
Oliveira, J. M. de.
Data: 2024
Título próprio: Enquadrando a “violência” trans: Keyla Brasil no Teatro S. Luiz, Lisboa
Título da revista: Urdimento
Volume: 3
Número: 52
Paginação: 1 - 23
Referência bibliográfica: Colling, L., & Oliveira, J. M. de. (2024). Enquadrando a “violência” trans: Keyla Brasil no Teatro S. Luiz, Lisboa. Urdimento, 3(52), 1-23. https://doi.org/10.5965/1414573103522024e0202
ISSN: 2358-6958
DOI (Digital Object Identifier): 10.5965/1414573103522024e0202
Palavras-chave: Teatro
Travesti
Transfake
Enquadramento
Jornalismo
Resumo: O texto identifica e analisa os principais enquadramentos produzidos pelo jornal Público, de Portugal, ao protesto realizado pela travesti Keyla Brasil durante a apresentação da peça Tudo sobre minha mãe, no Teatro São Luiz, em Lisboa. O artigo conclui que, nos textos com viés mais negativo, a violência trans, a inviolabilidade da criação artística e a ideia de que o teatro é a arte de representar se sobressaíram na leitura geral do material publicado. Por outro lado, os textos mais favoráveis ressaltam uma representação da violência das próprias condições oferecidas às pessoas trans migrantes, recorrendo a uma tensão entre a violência no palco e a violência das condições de existência.
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIS-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

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