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http://hdl.handle.net/10071/32217
Autoria: | Carvalho, Ana Margarida Alves da Cruz |
Orientação: | Capucha, Luís Manuel Antunes |
Data: | 22-Jul-2024 |
Título próprio: | Prova conceito de Programa de Avaliação Interna (PAI): Baseado na Common Assessment Framework (CAF) |
Referência bibliográfica: | Carvalho, A. M. A. da C. (2024). Prova conceito de Programa de Avaliação Interna (PAI): Baseado na Common Assessment Framework (CAF) [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/32217 |
Palavras-chave: | Common Assessment Framework (CAF) Qualidade do ensino -- Teaching quality Auto-avaliação -- Self-evaluation Gestão de topo Prova conceito Inovação -- Innovation Self-assessment Top management Proof of concept |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo a apresentação de um projeto digital baseado no modelo europeu de autoavaliação Common Assessment Framework (CAF) na sua vertente educação, com o propósito de facilitar a autoavaliação de cada escola e potenciar o desenvolvimento da educação com o objetivo de melhorias contínuas.
O princípio deste projeto assenta na necessidade de reconhecer que o pré-escolar é essencial e faz diferença ter uma boa educação pré-escolar na entrada para a Escola. Esta tese conduziu a um questionário a nível nacional para Educadores e Professores de 1ºCiclo, visando obter a perspetiva de quem trabalha a Educação Pré-escolar e de quem recebe as crianças na entrada do sistema de ensino. Da análise, concluímos que a Educação Pré-escolar é essencial e que deveria ser obrigatória para a democratização do ensino, pois pode fazer a diferença, podendo oferecer um serviço de qualidade aos alunos, potenciando o seu futuro.
As caraterísticas da eficácia da escola que contribuem para a qualidade do ensino levaram-nos a aprofundar a importância da autoavaliação e da avaliação organizacional, sobretudo no uso do modelo CAF Educação, construindo um Programa de Avaliação Interna (PAI), que facilite a tarefa da gestão de topo para tornar a sua escola mais eficiente e eficaz.
O projeto que apresentamos visa a incorporação de tecnologias inovadoras nas escolas. Desta forma, pretendemos a adaptação digital da escola. Este projeto prevê a realização de uma prova conceito de um programa informático a ser realizado numa escola pública, com o objetivo de promover a inovação e a melhoria com vista a melhorar a qualidade do serviço educativo. This work aims to present a digital project based on de European model of self-assessment Common Assessment Framework (CAF) in its education aspect, with the purpose of facilitating the self-assessment of each school and enhancing the development of education with the aim of continuous improvements. The principle of this project is based on the need of recognize that pre-school is essentials and makes a difference to have a good pre-school education when entering the school. This thesis led to a questionnaire at national level for Educators and 1st Cycle Teachers, aiming to obtain the perspective of those who work in Pre-school Education and those who receive children at the entrance of the education system. From this analysis, we conclude that Pre-school Education is essential and that should be mandatory for the democratization of education, as it can make a difference, being able to offer a quality service to students, enhancing their future. The characteristics of school’s effectiveness that contribute to the quality of teaching led us to deepen the importance of self-evaluation and organizational evaluation, especially in the use of the CAF Education model, building an Internal Evaluation Program (PAI), which facilitates the task of top management to make their school more efficient and effective. The project we present aims to incorporate innovative technologies in schools. In this way, we intend to digitally adapt the school. This project foresees the realization of a proof of concept of a computer program to be carried out in a public school, with the aim of promoting innovation and improvement in order to improve the quality of the educational service. |
Designação do Departamento: | Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas |
Designação do grau: | Mestrado em Administração Escolar |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Restrito |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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