Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/32165
Autoria: Costa, Maria Gaspar Scarpa Leal da
Orientação: Matos, Florinda Maria Carreira Neto
Castilla-Polo, Francisca
Data: 26-Mar-2024
Título próprio: The quality of social reporting and its impact on a company’s corporate reputation
Referência bibliográfica: Costa, M. G. S. L. da (2024). The quality of social reporting and its impact on a company’s corporate reputation [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/32165
Palavras-chave: Sustentabilidade -- Sustainability
Social corporate responsibility
Social reporting
Qualidade da informação -- Quality of information
Responsabilidade social corporativa
Reporte social
Reputação corporativa
Resumo: The growing importance of integrating sustainability into companies from the point of view of consumers, investors, and governments, has forced companies to implement different strategies that take environmental, social, and governance issues into account. To ensure visibility with stakeholders, companies also need to develop a robust external communication strategy about their non-financial activities, given the proven influence of these practices on corporate reputation. The main aim of the dissertation is to analyse the quality compared to the quantity of non-financial information disclosed by companies. The study focuses on the 100 Companies and the 10 Companies with the Highest Corporate Reputation (within the Portuguese and Spanish markets, respectively), according to the MERCO Corporate Reputation Monitor, during the year of 2021. It will examine the quantity and quality of Corporate Social Responsibility (CSR) information disclosed by these companies throughout the year under analysis and the correlation between the two. While the amount of non-financial information shared is commonly used in academic research and international rankings to assess companies' sustainability strategies, this dissertation seeks to highlight the quality of the information shared. The results indicate that the quality of the information still remains low compared to the quantity of pages shared by companies. The results also show that corporate reputation is intrinsically linked to the quality of the information disclosed. Although there is a lower correlation in the Spanish scenario, it can be concluded that companies are gradually developing their communication of sustainability practices.
A crescente importância da integração da sustentabilidade nas empresas, do ponto de vista dos consumidores, investidores e governos, obrigou as empresas a implementar diferentes estratégias que têm em conta as questões ambientais, sociais e de governação. Para garantir visibilidade junto aos stakeholders, as empresas também necessitam de desenvolver uma robusta estratégia de comunicação externa sobre suas atividades não financeiras, dada a comprovada influência dessas práticas na reputação corporativa. O objetivo central da dissertação é analisar a qualidade comparativamente à quantidade de informação não financeira divulgada pelas empresas. O estudo concentra-se nas 100 Empresas e nas 10 Empresas com Maior Reputação Corporativa, dentro do mercado português e espanhol, respetivamente, segundo o Monitor de Reputação Corporativa MERCO, durante o ano de 2021. Será examinada a quantidade e qualidade das informações de Responsabilidade Social Corporativa (CSR) divulgadas por essas empresas ao longo do ano em análise e a correlação entre ambos. Embora a quantidade de informação não financeira compartilhada seja comumente usada em pesquisas académicas e rankings internacionais para avaliar as estratégias de sustentabilidade das empresas, esta dissertação procura destacar a qualidade da informação compartilhada. Os resultados indicam que a qualidade da informação ainda fica aquém, comparativamente à quantidade de páginas compartilhadas pelas empresas. Os resultados evidenciam, também, que a reputação corporativa está intrinsecamente ligada à qualidade da informação divulgada. Embora haja uma menor correlação no cenário espanhol, pode concluir-se que as empresas estão a desenvolver gradualmente a sua comunicação quanto às práticas de sustentabilidade.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Gestão Internacional
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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