Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/32145
Autoria: Borelli, Silvia Helena Simões
Pereira, Simone L.
Soares, Rosana L.
Paiva, M. C. S.
Data: 2024
Título próprio: Imigração e vida urbana: Resultados e tendências de investigação com jovens migrantes na cidade de São Paulo (Brasil)"
Título da revista: CIDADES, Comunidades e Territórios
Número: 48
Paginação: 54-77
Referência bibliográfica: Borelli, S. H. S., Pereira., S. L., Soares, R. L., & Paiva, M. C. S. (2024). Imigração e vida urbana: Resultados e tendências de investigação com jovens migrantes na cidade de São Paulo (Brasil). CIDADES, Comunidades e Territórios, (48), 54-77. https://doi.org/10.15847/cct.34137
ISSN: 2182-3030
DOI (Digital Object Identifier): https://doi.org/10.15847/cct.31381
Palavras-chave: Jovens imigrantes
Vida urbana -- Urban life
Mobilidade
Migrações sul-sul
Rede internacional de pesquisadores
Resumo: Apresentam-se aqui resultados da primeira etapa – coleta e tratamento de dados recolhidos por meio de aplicação de questionários no Brasil – de investigação mais ampla vinculada à rede internacional constituída junto ao Grupo de Trabalho do Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales - CLACSO Infancias y juventudes. Trata-se, no caso da pesquisa mais ampla, de metodologia multissituada, intitulada Infancias y juventudes latinoamericanas en migración e realizada em cinco países (Argentina, Brasil, Colômbia, Equador e México), que tem como objetivo geral identificar a vulnerabilização dos direitos de crianças, adolescentes e jovens migrantes, bem como cartografar suas práticas político-culturais de resistência/reexistência. Objetiva-se especificamente aqui: a) identificar algumas tendências relacionadas às condições de vida cotidiana dos jovens participantes desta fase inicial e que estão em contexto de migração, na cidade de São Paulo; b) localizar as formas pelas quais as diferentes situações migratórias se enredam às questões da vida urbana, relacionadas às (i)mobilidades espaciais na cidade e articuladas à análise das zonas, tipos de moradia, escolaridade, trabalho e lazer do universo investigado; c) produzir um estudo exploratório que poderá fornecer instrumentos para a fase qualitativa (Etapa 2 de protocolo metodológico mais amplo).
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DINÂMIA'CET-RI - Artigos em revistas internacionais com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
article_hdl32145.pdf834,91 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.