Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/32098
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPassos, Ana M.-
dc.contributor.advisorCosta, Patrícia-
dc.contributor.authorSilva, Ana Sousa Guedes-
dc.date.accessioned2024-07-30T10:04:23Z-
dc.date.issued2024-07-03-
dc.date.submitted2023-12-
dc.identifier.citationSilva, A. S. G. (2023). How to develop your team to turn it into an active learner?: The influence of internal and external team mechanisms on team adaptive transfer [Tese de doutoramento, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/32098por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/32098-
dc.description.abstractThe main goal of this thesis is to propose and analyze the construct of team adaptive transfer, to achieve that we developed a theoretical study and two empirical studies. Team adaptive transfer is the application of team knowledge and skills resulting from training to solve a completely new problem or deal with complex and unpredictable situations or problems in an interdependent and coordinated manner. First, through a conceptual study, we propose the construct of team adaptive transfer, as well as its main predictors. Study 2 explores the perspective of trainers and teachers who use team active learning methodologies, exposing the importance of transition and interpersonal processes and motivational emergent states for team adaptive transfer. Participants also refer to the importance of certain team characteristics, as well as contextual and organizational ones, for the success of this type of team learning. Study 3, we conducted an experimental study to test the effect of two team interventions on team adaptive transfer. The results demonstrated the effectiveness of team debriefing intervention. This work contributes to team and team training literatures, as it expands knowledge about the dynamics underlying team training with active learning interventions, and to the practice of work teams, professionals of team training and organizations, suggesting recommendations to incorporate this methodology into their team training plan.por
dc.description.abstractA presente tese tem como objetivo principal propor e analisar o construto de transferência adaptativa de equipa, para tal recorremos a um estudo teórico e dois estudos empíricos. A transferência adaptativa de equipa é a aplicação do conhecimento e competências da equipa resultantes de um treino, para resolver um problema completamente novo ou lidar com situações ou problemas complexos e imprevisíveis, de uma maneira interdependente e coordenada. Em primeiro lugar, através de um estudo conceptual propomos o conceito de transferência adaptativa de equipa, bem como os seus principais preditores. O estudo 2 explora a perspetiva de formadores e professores que utilizam metodologias de aprendizagem ativa em equipas, revelando a importância dos processos de transição e interpessoais e estados emergentes motivacionais para a transferência adaptativa de equipa. Os participantes referem também a importância de determinadas características das equipas, bem como contextuais e organizacionais, para o sucesso deste tipo de aprendizagem em equipa. No estudo 3 realizamos um estudo experimental para testar o efeito de duas intervenções de equipa na transferência adaptativa de equipa. Os resultados revelam a eficácia da intervenção "debriefing" de equipa. A tese contribui para a literatura das equipas e formação de equipas, uma vez que amplia o conhecimento sobre as dinâmicas subjacentes à formação de equipa com intervenções de aprendizagem ativa, e para a prática das equipas de trabalho, dos profissionais da formação de equipas e organizações, sugerindo recomendações para implementarem esta metodologia no plano de formação das equipas.por
dc.language.isoengpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00315%2F2020/PTpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectTeam adaptive transferpor
dc.subjectTeam active learning methodologiespor
dc.subjectTeam trainingpor
dc.subjectTeampor
dc.subjectTransferência adaptativa de equipapor
dc.subjectMetodologias aprendizagem ativa de equipapor
dc.subjectFormação de equipaspor
dc.subjectEquipapor
dc.titleHow to develop your team to turn it into an active learner?: The influence of internal and external team mechanisms on team adaptive transferpor
dc.typedoctoralThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid101651210por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameDoutoramento em Gestãopor
dc.date.embargo2027-07-03-
dc.subject.jelD23por
dc.subject.jelO15por
dc.subject.jel1D Microeconomicspor
dc.subject.jel1O Economic development, innovation, technological change, and growthpor
thesis.degree.departmentDepartamento de Marketing, Operações e Gestão Geralpor
Aparece nas coleções:T&D-TD - Teses de doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
phd_ana_guedes_silva.pdf
  Restricted Access
1,91 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons