Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/31897
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cabral, Arlinda Manuela dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2024-06-18T10:43:00Z | - |
dc.date.available | 2024-06-18T10:43:00Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | Cabral, A. M. dos S. (2022). África Subsariana e agendas globais de educação: Uma reflexão sobre políticas de educação e de formação de professores. Cadernos de Estudos Africanos, (44), 39-72. https://doi.org/10.4000/cea.7367 | por |
dc.identifier.issn | 1645-3794 | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/31897 | - |
dc.description.abstract | As políticas de educação e de formação de professores são construídas em contextos nacionais heterogéneos, que implicam definição de prioridades e compromissos, e que são influenciados pelas agendas globais de educação, como a Agenda 2030 das Nações Unidas. O presente artigo procura contribuir para a compreensão da forma como as agendas globais de educação interagem no contexto da África subsariana, recorrendo a metodologia qualitativa. Na última década, a satisfação com a oferta educativa e a qualidade do ensino diminuiu, mas persiste uma apreciação positiva do alinhamento da educação com o mercado de trabalho e da formação de professores, refletindo a incorporação das agendas globais nas políticas nacionais, ainda que com necessidade de maior análise do alcance dos objetivos educativos globais. | por |
dc.description.abstract | Education and teacher education policies are embedded in heterogeneous national contexts, which entail priority setting and trade-offs, and which are influenced by global education agendas, such as the United Nations 2030 Agenda. This article seeks to contribute to the understanding of how global education agendas interact in the context of sub-Saharan Africa, using qualitative methodology. In the last decade, satisfaction with education provision and quality of education has declined, but a positive appreciation of the alignment of education with the labour market and teacher training persists, reflecting the incorporation of global agendas into national policies, albeit with a need for further analysis of the achievement of global education goals. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Centro de Estudos Internacionais do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa (CEI-Iscte) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Agendas globais | por |
dc.subject | Global agendas | por |
dc.subject | Políticas públicas -- Public policies | por |
dc.subject | Educação -- Education | por |
dc.subject | Formação de professores -- Teacher education | por |
dc.subject | África subsariana | por |
dc.subject | Sub-Saharan Africa | por |
dc.title | África Subsariana e agendas globais de educação: Uma reflexão sobre políticas de educação e de formação de professores | por |
dc.title.alternative | Sub-Saharan Africa and global education agendas: A reflection on education and teacher training policies | por |
dc.type | article | por |
dc.pagination | 39-72 | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.number | 44 | por |
dc.description.version | publicada | por |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.4000/cea.7367 | por |
dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Humanidades::Outras Humanidades | por |
dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais | por |
iscte.journal | Cadernos de Estudos Africanos | por |
Aparece nas coleções: | CEI-RI - Artigos em revista científica internacional com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
article_hdl31897.pdf | 798,16 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.