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dc.contributor.authorHenriques, José-
dc.date.accessioned2012-01-26T09:30:20Z-
dc.date.available2012-01-26T09:30:20Z-
dc.date.issued2003-07-
dc.identifier.issn1645-3794por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/3188-
dc.description.abstractAs experiências de avaliação em programas experimentais com base em metodologias convencionais têm vindo a ser acompanhadas por uma insatisfação crescente. A procura de alternativas vai mobilizando cada vez mais esforços e a promoção da inovação coloca desafios específicos aos processos de avaliação. A «avaliação realista» constitui uma proposta de superação dessa insatisfação. A perspectiva que aqui se apresenta radica na experiência de avaliação no contexto de programas experimentais por parte do autor destas linhas. Trata-se de uma experiência que começou por se traduzir na tentativa de incorporação de alguns procedimentos de ordem epistemológica e metodológica tendo como referência o trabalho de Andrew Sayer no domínio do realismo «crítico» (A. SAYER, 1984). A experiência então desenvolvida serve de referência pessoal para o desenvolvimento da perspectiva que abaixo se deixa enunciada (j. M. HENRIQUFS,2001; 2000; 1994; 1993).por
dc.description.abstractExperience of assessment in experimental programmes based on conventional methodologies has come to arouse increasing dissatisfaction The search for alternatives is increasingly attracting attention and the promotion of innovation poses specific challenges to the processes of assessment. «Realistic assessment» is a proposal intended to overcome this dissatisfaction. The perspective presented here is rooted in the author's experience of assessment within the context of experimental programmes. This experiment began by attempting to incorporate some epistemological and methodological procedures, taking as their reference the work of Andrew Sayer in the field of «critical» realism (A. Sayer, 1984). The experiment developed at the time serves as a personal reference for the development of the perspective outlined below (j. M. Henriques, 2001; 2000; 1994; 1993).por
dc.language.isoporpor
dc.publisherCentro de Estudos Africanos do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboapor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectPrograma de desenvolvimentopor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectMetodologiapor
dc.titleAvaliação em programas experimentais: perspectivas da "avaliação realista"por
dc.typearticlepor
dc.pagination85-97por
dc.publicationstatusPublicadopor
dc.peerreviewedSimpor
dc.journalCadernos de Estudos Africanospor
dc.distributionInternacionalpor
dc.number4por
degois.publication.firstPage85por
degois.publication.lastPage97por
degois.publication.locationLisboapor
degois.publication.titleCadernos de Estudos Africanospor
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