Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/31814
Autoria: Simões, Francisco
Data: 2024
Título próprio: Emprego jovem e a transição escola-trabalho no tempo e no espaço
Título da revista: Passagens
Número: 4
Paginação: 35-43
Referência bibliográfica: Simões, F. (2024). Emprego jovem e a transição escola-trabalho no tempo e no espaço. Passagens, (4), 35-43. http://hdl.handle.net/10071/31814
ISSN: 2182-8512
Palavras-chave: Transição escola-emprego
Espaciotemporal da transição escola-trabalho
Emprego jovem
Grau de urbanização
Resumo: O emprego jovem tem sido entendido, frequentemente, no quadro da denominada transição escola-trabalho. Esta noção carregada de temporalidade tende a ignorar o papel do espaço no fenómeno do emprego jovem. O texto que se segue começa por estabelecer os motivos para um entendimento espaciotemporal da transição escola-trabalho e, consequentemente, do emprego jovem. Posteriormente, são assinalados alguns esforços de investigação que têm já percorrido essa via, partindo de critérios como o grau de urbanização ou de unidades de análise como a região. Assinala-se, ainda que de uma forma breve, a relevância de uma perspetiva espaciotemporal, no caso de Portugal, bem como os seus limites atuais. Finalmente, discute-se a importância de diferentes instrumentos de política europeia e a sua tradução nacional para responder ao desiderato de uma análise espaciotemporal da transição escola-trabalho.
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DINÂMIA'CET-RN - Artigos em revistas nacionais com arbitragem científica

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