Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/31725
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNascimento, Generosa do-
dc.contributor.authorGalocha, João Paulo Nogueira Madaleno-
dc.date.accessioned2024-05-17T14:22:54Z-
dc.date.issued2023-10-27-
dc.identifier.citationGalocha, J. P. N. M. (2024). Novas estratégias no processo de recrutamento e seleção na Marinha Portuguesa: Filosofia lean thinking [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/31725por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/31725-
dc.description.abstractA dificuldade do recrutamento na Marinha Portuguesa tem sido uma realidade que ainda se tornou mais árdua, devido aos dois choques estratégicos recentes: a pandemia COVID-19 e a guerra de agressão da Rússia na Ucrânia. Além das implicações geopolíticas, também estão a provocar alterações que obrigam as Organizações a reestruturarem e melhorarem os seus processos de recrutamento e seleção. O objetivo do caso de estudo foi implementar novas estratégias ao processo de recrutamento e seleção da Marinha Portuguesa, com recurso à filosofia lean thinking, para torná-los mais eficazes e eficientes. Através da identificação e da implementação de estratégias é possível melhorar e criar janelas de oportunidade para os processos se adaptarem e desenvolverem, num mundo cada vez mais complexo e instável e, consequentemente, incrementar os quantitativos de efetivos, com especial relevância os jovens da Geração Z. O Projeto de Intervenção apresenta um conjunto de estratégias assentes em três eixos: Employer Branding, Processo de Recrutamento e Processo de Seleção. Em cada um dos três eixos são identificados objetivos de intervenção, onde se indicam as diferentes medidas e ações. Os resultados alcançados revelam a necessidade de uma transição para a inovação tecnológica onde a eficiência poderá aumentar através do uso de ferramentas digitais, sendo também necessária a eliminação dos desperdícios mais significativos nos processos e a introdução de medidas que aumentam o recrutamento para a edificação de uma “Marinha numérica e qualitativamente suficiente para cumprir as missões e tarefas atribuídas”.por
dc.description.abstractThe difficulties felt at recruitment by the Portuguese Navy have proven to be an increasingly and even harder challenge due to two high impact strategic events: the Covid-19 pandemic, and the Russian war in Ukraine. Furthermore, and in addition to all the geopolitical issues, these events have also triggered changes, which, in turn, has forced Organizations to restructure themselves, in order to improve their recruitment and selection processes. The purpose of the study is to implement new strategies to the Portuguese Navy recruitment and selection processes, by means of adopting the lean thinking philosophy, to make them more efficient and effective. By implementing new strategies, it is possible to provide new windows of opportunity for these processes to both adapt and fully develop, in such an increasingly complex and unstable environment and, consequently, enhancing the results at recruitment, especially within the Generation Z youngsters. The Intervention Project presents a set of strategies focused in three axis: Employer Branding, Recruitment Process and Selection Process. The different areas of intervention were identified for each of these axis, pinpointing the specific measures and actions that are needed to perform. The achieved results have revealed us the need to perform a widespread technological innovation transition, in which efficiency might be increased by using a wide variety of digital tools and the introduction of recruitment enhancement measures, as well as by eliminating the more significate process wastes, in order to contribute to an adequate Navy, both numerical and qualitative, able to fulfil its mission.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsembargoedAccesspor
dc.subjectEmployer brandingpor
dc.subjectRecrutamento -- Recruitmentpor
dc.subjectSeleçãopor
dc.subjectLean Thinkingpor
dc.subjectSelectionpor
dc.titleNovas estratégias no processo de recrutamento e seleção na Marinha Portuguesa: Filosofia lean thinkingpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203577108por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Empresaspor
dc.date.embargo2025-10-27-
iscte.subject.odsIgualdade de géneropor
iscte.subject.odsIndústria, inovação e infraestruturaspor
iscte.subject.odsPaz, justiça e instituições eficazespor
dc.subject.jelJ24por
dc.subject.jelJ45por
dc.subject.jelM30por
dc.subject.jelO22por
dc.subject.jel1J Labor and demographic economicspor
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economicspor
dc.subject.jel1O Economic development, innovation, technological change, and growthpor
thesis.degree.departmentDepartamento de Marketing, Operações e Gestão Geralpor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_joao_madaleno_galocha.pdf
  Restricted Access
1,46 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.