Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/31716
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Frazão, Maria Fernanda Corrêa | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-17T09:33:23Z | - |
dc.date.available | 2024-05-17T09:33:23Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.citation | Frazão, M. F. C. (2024). Assumir os cachos: Cabelo, identidade e amizade entre meninas adolescentes em uma escola na cidade de Campinas (Brasil). (CIES e-Working Papers No. 240). CIES-Iscte. http://hdl.handle.net/10071/31716 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/31716 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho é resultado de uma pesquisa de mestrado em andamento, realizada em um território vulnerável na cidade de Campinas, São Paulo (Brasil). Seu objetivo é discutir a importância do cabelo na construção da identidade e dos vínculos de amizade de meninas adolescentes e como o fenômeno da transição capilar tem sido importante no movimento de valorização racial de pessoas negras. Para isso, discuto como o padrão estético do branqueamento opera uma pressão pelo alisamento do cabelo de mulheres negras e, em seguida, apresento como nos últimos anos tem crescido o movimento da transição capilar, que incentiva que as mulheres negras assumam seu cabelo de modo natural. Através dos dados oriundos de uma pesquisa de campo com abordagem etnográfica realizada em uma escola da cidade, apresento como o cabelo é importante nas práticas cotidianas das meninas, através do compartilhamento de dicas de produtos e cuidados ou, até mesmo, na formação de amizades e desavenças. Também analiso o que é entendido como cabelo “natural” e como a mídia e as redes sociais reforçam as pressões estéticas. Além disso, também busco refletir como a escola é uma instituição relevante na socialização das meninas e na manutenção ou ruptura de práticas racistas. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.relation.ispartofseries | CIES e-Working Papers | por |
dc.relation.ispartofseries | Nº 240 | - |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Mulher negra | por |
dc.subject | Transição capilar | por |
dc.subject | Identidade | por |
dc.subject | Juventude | por |
dc.subject | Trajetórias escolares | por |
dc.title | Assumir os cachos: Cabelo, identidade e amizade entre meninas adolescentes em uma escola na cidade de Campinas (Brasil) | por |
dc.type | workingPaper | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.description.version | aceite | por |
Aparece nas coleções: | CIES-WP - Working papers |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
workingPaper_hdl31716.pdf | 413,07 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.