Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/31523
Autoria: Marques, Inês Filipa Pires Ferreira
Orientação: Fernandes, Marília Ester Prada
Ferreira, João Carlos Amaro
Data: 13-Mar-2024
Título próprio: Virtual try-on technologies in the beauty industry: Consumer perception
Referência bibliográfica: Marques, I. F. P. F. (2024). Virtual try-on technologies in the beauty industry: Consumer perception [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/31523
Palavras-chave: Virtual try-on
Indústria cosmética -- cosmetics industry
Makeup
Comportamento do consumidor -- Consumer behavior
Consumer perception
Purchase intention
Prova virtual
Maquilhagem
Perceção do consumidor
Intenção de compra
Resumo: The incorporation of VTO technologies into e-commerce channels has revolutionised the way consumers interact with beauty products, enabling them to virtually test and visualise how these products appear on their faces without having to physically apply them. This dissertation aims to investigate the impact of these technologies on consumers' usage and purchasing intentions, as well as the main challenges they encounter while interacting with them. Our experimental investigation examined the impact of consumer perceptions of the VTO from the M·A·C Cosmetics brand under two distinct conditions: personalised picture vs. non-personalised picture. Our study included both previously examined quantitative measures by other researchers (e.g., Perceived Enjoyment and Perceived Ease of Use) and original quantitative measures that were created by us (e.g., Variations per Product Tested and Time Spent on the Platform). Qualitative analysis was also included to gain a better understanding of our research topic. We concluded that, although consumers had an overall positive perception of these technologies, there are still some challenges to overcome (e.g., VTO’s unrealistic effects and product displacement on the face). Even though no significant differences were found in the majority of the quantitative measures between the two conditions, (except for two measures: Perceived Enjoyment and Variations per Product Tested) our research revealed important directions that industry’s stakeholders could consider following to enhance their consumers' satisfaction and consequently, boost their businesses.
A integração de tecnologias de VTO nos canais de comércio eletrónico revolucionou a forma como os consumidores interagem com os produtos de beleza, permitindo-lhes testar e visualizar virtualmente como estes produtos ficam no seu rosto, sem a necessidade de os aplicar fisicamente. Esta dissertação tem como objetivo compreender o impacto destas tecnologias na intenção de uso e compra dos consumidores, bem como compreender os principais desafios enfrentados pelos mesmos. A nossa investigação experimental compreendeu a análise do impacto das perceções dos consumidores sobre o VTO da marca M·A·C Cosmetics, tendo em conta duas condições distintas: fotografia personalizada vs. fotografia não personalizada. No nosso estudo foram incluídas não só medidas quantitativas previamente abordadas por outros investigadores (e.g., Divertimento Percebido e Facilidade de Uso Percebida), como também foram criadas medidas quantitativas originais (e.g., Variações por Produto Testadas e Tempo Despendido na Plataforma). Foram ainda incluídas medidas qualitativas por forma a obtermos uma compreensão mais profunda do nosso tema. Concluímos que, apesar dos consumidores de uma maneira geral terem uma perceção positiva acerca destas tecnologias, ainda existem alguns desafios a ser ultrapassados (e.g., efeitos irrealistas e imprecisão de posicionamento do produto no rosto). Apesar de não terem sido encontradas diferenças significativas na maioria das medidas quantitativas entre as duas condições, (com exceção de duas delas: Divertimento Percebido e Variações por Produto Testadas) o nosso estudo mostrou-nos caminhos importantes que os stakeholders da indústria poderão seguir por forma a otimizarem a satisfação dos seus consumidores e por conseguinte, alavancarem os seus negócios.
Designação do Departamento: Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação
Designação do grau: Mestrado em Tecnologias Digitais para o Negócio
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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