Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/31478
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSitoe, Tirso Hilário-
dc.date.accessioned2024-04-05T15:04:19Z-
dc.date.available2024-04-05T15:04:19Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSitoe, T. H. (2018). Para além de uma escolha: Da música de crítica e protesto social às identidades político-partidárias em Moçambique. Cadernos de Estudos Africanos, (35), 135-148. https://doi.org/10.4000/cea.2753por
dc.identifier.issn1645-3794por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/31478-
dc.description.abstractNo debate sobre os processos de governação em África, a juventude se tem mostrado como ator social fundamental, engajado em questionar e contestar, através das artes e da cultura, as avenidas de governação que os altos representantes do Estado tomam. Se, por um lado, os músicos começam a abordar diretamente aos líderes políticos, protestando contra a falta de prestação de contas e exigindo um diálogo justo sobre a representação dos seus interesses, por outro lado, os líderes políticos buscam exercer um controlo social da arte dos músicos, fazendo com que estes façam a mobilização popular nas suas expressões de crítica e protesto social, enaltecendo questões “nacionalistas” e “patrióticas”. O presente artigo explora a forma como as músicas de crítica e protesto social são um ponto de partida para a compreensão da forma como as identidades político-partidárias são forjadas discursivamente por parte dos músicos, em particular do músico Azagaia e seu público em Moçambique.por
dc.description.abstractIn the debate on governance processes in Africa, the youth have shown themselves to be a fundamental social actor, engaged in questioning and challenging, through the arts and culture, the avenues of governance that senior state representatives take. If, on the one hand, musicians begin to approach directly the political leaders, protesting the lack of accountability and demanding a fair dialogue on the representation of their interests, on the other hand, the political leaders seek to exert a social control of the art of the musicians, making them mobilize in their expressions of criticism and social protest, extolling ‘nationalist’ and ‘patriotic’ issues. This article explores how the songs of criticism and social protest are a starting point for the understanding of how party-political identities are forged discursively by the musicians, in particular the musician Azagaia and his audience in Mozambique.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherCentro de Estudos Internacionais do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa (CEI-Iscte)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectMúsica de crítica e protesto socialpor
dc.subjectMusic of criticism and social protestpor
dc.subjectIdentidades político-partidáriaspor
dc.subjectParty-political identitiespor
dc.subjectTempopor
dc.subjectTimepor
dc.subjectDiscurso -- Speechpor
dc.subjectMoçambiquepor
dc.subjectMozambiquepor
dc.titlePara além de uma escolha: Da música de crítica e protesto social às identidades político-partidárias em Moçambiquepor
dc.title.alternativeBeyond a choice: From the music of criticism and social protest to party-political identities in Mozambiquepor
dc.typearticlepor
dc.pagination135-148por
dc.peerreviewedyespor
dc.number35por
dc.description.versionaceitepor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.4000/cea.2753por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Humanidades::Outras Humanidadespor
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociaispor
iscte.journalCadernos de Estudos Africanospor
Aparece nas coleções:CEI-RI - Artigos em revista científica internacional com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
article_hdl31478.pdf842,89 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.