Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/31409
Autoria: Vaz, Rita Leitão Landeiro
Orientação: O’Neill, Alexandra
Data: 19-Mar-2024
Título próprio: Strategies to lead outsourced teams: Insights into management of the biotech value chain
Referência bibliográfica: Vaz, R. L. L. (2024). Strategies to lead outsourced teams: Insights into management of the biotech value chain [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/31409
Palavras-chave: Leadership
Outsourcing
Management strategies
Biotecnologia -- Biotechnology
Cadeia de valor -- Value chain
Liderança
Subcontratação -- Subcontracting
Gestão estratégica
Resumo: Comprehending that the biotech value chain is supported by outsourced structures and the need to expand findings to drug discovery biotech, in the current study the authors aim to understand and propose effective strategies to manage an outsourced-based value chain and lead outsourced teams. To do so, the authors conducted a literature review and a research survey developed for the present study and focused on the biotech sector. Using secondary and primary data, qualitative and quantitative research, the analysis and comparison of the sources were performed, and proposals were presented, as a result of the conducted research. The findings suggest that access to specialized functions was the main aspect considered by biotech to confer strategic advantage to outsourcing business functions and that demanding HR and operations management are proposed as the main concern of outsourcing and the critical factor of success when managing an outsourced-based value chain. Additionally, communication and good leadership practices are proposed as the most relevant aspects of effectively promoting motivation of outsourced teams. These results strengthen the view of the relevance of effective strategies to manage an outsourced-based value chain and lead outsourced teams in biotech. The resulting findings also propose that drug discovery biotech must expand to the relevant areas of knowledge, considering complementary and synergetic specialties through outsourcing, while taking careful consideration of HR management and investing in mechanisms to regulate and promote knowledge absorption, as well as designing strong relationships governance structure and instruments to successfully manage outsourced teams and share generated knowledge.
Reconhecendo que a cadeia de valor do sector da biotecnologia é apoiada em estruturas complexas de subcontratação e a necessidade de expandir para o sector da biotecnologia as medidas previamente identificadas, neste estudo os autores pretendem compreender e propor estratégias de gestão de uma cadeia de valor baseada na subcontratação e de liderança de equipas subcontratadas. Para tal, os autores realizaram revisão bibliográfica e um questionário desenvolvido para o estudo e direccionado para o sector da biotecnologia. Utilizando dados secundários e primários, pesquisas qualitativas e quantitativas, foram realizadas análises e comparações das fontes, e apresentadas propostas, como resultado da pesquisa realizada. As descobertas sugerem que o acesso a funções especializadas é o principal aspecto considerado pelo sector da biotecnologia para conferir vantagem estratégica na subcontratação de funções e a exigente gestão de recursos humanos e de operações é proposta como a principal preocupação no contexto de subcontratação e o fator crítico de sucesso na gestão de uma cadeia de valor subcontratada. Estes resultados fortalecem a visão da relevância de estratégias para gerir uma cadeia de valor baseada na subcontratação e liderar equipas subcontratadas. Concluindo, os autores propõem que as empresas de biotecnologia expandam para as áreas relevantes do conhecimento através da subcontratação. Devem também reconhecer a importância da gestão de recursos humanos e investir em mecanismos para regular e promover a absorção de conhecimento. Devem ainda desenhar uma estrutura de governação de relações e instrumentos que permitam boas práticas de liderança de equipas subcontratadas e promovam partilha de conhecimento.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Gestão Aplicada
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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