Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/31304
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPereira, Rúben Filipe de Sousa-
dc.contributor.advisorPaulo, Miguel Marques Nunes Soares-
dc.contributor.authorGalheto, Lina-
dc.date.accessioned2024-03-11T14:46:13Z-
dc.date.available2024-03-11T14:46:13Z-
dc.date.issued2024-02-19-
dc.date.submitted2023-12-
dc.identifier.citationGalheto, L. (2023). O potencial da realidade virtual no design de interiores [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/31304por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/31304-
dc.description.abstractEsta dissertação de mestrado investiga o papel da Realidade Virtual (RV) no design de interiores, com ênfase na necessidade de inovação tecnológica nas empresas. A investigação explora a forma como a RV pode transformar a comunicação entre designers e clientes, ao oferecer uma experiência imersiva e pormenorizada. Com base na revisão da literatura e na análise de questionários, o estudo centra-se na perceção e aceitação da RV por parte de um público diversificado, não limitado a um grupo etário específico. Um estudo de caso com a empresa Liv'in avalia a forma como um protótipo de RV pode otimizar o processo de conceção, melhorar a compreensão do espaço e aumentar a satisfação do cliente. Os resultados sugerem uma tendência positiva na adoção da RV, com recomendações práticas para a sua implementação eficaz. Este trabalho não só sublinha a importância da inovação tecnológica no design de interiores, como também abre caminho a futuras investigações sobre de forma a RV pode abrir caminho para novos mercados menos saturados.por
dc.description.abstractThis thesis investigates the role of Virtual Reality (VR) in interior design, emphasizing the need for technological innovation in businesses. The research explores how VR can transform communication between designers and clients by offering an immersive and detailed experience. Based on literature reviews and questionnaire analysis, the study focuses on the perception and acceptance of VR by a diverse audience, not limited to any specific age group. A case study with the Liv'in company assesses how a VR prototype can optimize the design process, improve spatial understanding, and increase client satisfaction. The results suggest a positive trend in VR adoption, with practical recommendations for its effective implementation. This work not only underscores the importance of technological innovation in interior design but also paves the way for future investigations into how VR can break into new, less saturated markets.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectRealidade virtual -- Virtual realitypor
dc.subjectRealidade aumentadapor
dc.subjectArquitetura -- Architecturepor
dc.subjectDesign de interiores -- Interior designpor
dc.subjectAugmented realitypor
dc.titleO potencial da realidade virtual no design de interiorespor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203545931por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologiaspor
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Tecnologias Digitais para o Negóciopor
iscte.subject.odsTrabalho digno e crescimento económicopor
iscte.subject.odsIndústria, inovação e infraestruturaspor
thesis.degree.departmentDepartamento de Ciências e Tecnologias da Informaçãopor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Master_lina_galheto.pdf1,83 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.