Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/31253
Autoria: Zhang Weier
Orientação: Trigo, Virgínia
Chen Shuangying
Data: 12-Jul-2023
Título próprio: Influencing factors of entrepreneurial intentions of college students: An empirical study in Zhejiang province, China
Referência bibliográfica: Zhang Weier (2023). Influencing factors of entrepreneurial intentions of college students: An empirical study in Zhejiang province, China [Tese de doutoramento, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/31253
Palavras-chave: Entrepreneurial intentions
Chinese college students
Zhejiang province
Intenções empreendedoras
Alunos universitários
Província de Zhejiang
Resumo: In the context of “mass innovation and entrepreneurship” and the COVID-19 pandemic, college student entrepreneurship in China has been regarded as an important solution to employment difficulties. However, existing studies have found that Chinese college students have weak entrepreneurial intentions, which prompts for the continuity of research using different sample sizes and locations in search for the factors that may play a greater role in the development of such intentions. In an attempt to address this call, this thesis proposes a model consisting of six key variables, namely entrepreneurial experiences, entrepreneurship education, entrepreneurial environment, entrepreneurial traits, entrepreneurial attitudes and entrepreneurial intention, to explore the determinants of college students’ entrepreneurial intentions. A questionnaire survey was conducted among a sample of 828 students from business schools of nine universities in Zhejiang Province. The scales used to measure the key variables were all mature scales with sound reliability and validity. Descriptive statistics, correlation analysis and variance analysis were conducted on the collected data using SPSS, and the hypotheses were tested via structural equation modelling using AMOS. All the hypotheses were supported, validating the proposed model. Based on the research findings and on the extensive literature review, this study put forward recommendations for relevant stakeholders, including government authorities and policy makers, colleges/universities and managers, college students, and family members. Results also suggest that much still needs to be done, either research or policy wise, to develop an entrepreneurial culture that prompts college students to consider entrepreneurship an option as natural as any traditional employment.
No contexto atual de estímulo ao empreendedorismo e à inovação intensiva e considerando a pandemia COVID-19, a China tem vindo a incentivar a atividade empreendedora em alunos universitários como uma solução importante para enfrentar as crescentes dificuldades de emprego. Contudo, muitos estudos indicam que os alunos universitários chineses têm uma reduzida intenção empreendedora e sugerem a realização de mais estudos em tempos e localizações diferentes, utilizando uma maior diversidade de amostras no sentido de se identificarem quais os fatores que melhor podem contribuir para o desenvolvimento dessas intenções. Esta tese procura corresponder a esta necessidade e propõe um modelo causal constituído por seis variáveis chave designadamente (i) experiências empreendedoras, (ii) educação para o empreendedorismo, (iii) meio ambiente, (iv) traços empreendedores, (v) atitudes e (vi) intenções empreendedoras, no sentido de explorar quais os determinantes das intenções empreendedoras nos alunos universitários estudados. Foi administrado um questionário a 828 alunos de escolas de gestão em nove universidades da província de Zhejiang utilizando escalas maduras com fiabilidade e validade comprovadas. Os resultados foram analisados utilizandose estatística descritiva, correlação e análise de variância por recurso ao SPSS. As hipóteses foram também testadas através de equações estruturais e utilizando-se o AMOS. Nenhuma hipótese foi rejeitada concluindo-se pela validade do modelo proposto. Com base nos resultados e na extensa revisão de literatura, a tese dirige algumas recomendações aos principais intervenientes no sistema empreendedor, incluindo autoridades governamentais, universidades, estudantes e suas famílias. Os resultados sugerem também que há ainda muito por fazer, quer em termos de investigação quer de políticas, para o desenvolvimento de uma cultura empreendedora que torne a opção por esta atividade tão natural como a procura de um emprego tradicional.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Doutoramento em Gestão Empresarial Aplicada
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-TD - Teses de doutoramento

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