Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/31244
Autoria: Sacadura, Marta Russo Oom de
Orientação: Foà, Caterina
Data: 19-Dez-2023
Título próprio: Comunicação museológica em Lisboa: Desafios e inovações: Estudo de caso: Uma análise das práticas e perspetivas dos museus portugueses tutelados pela DGPC
Referência bibliográfica: Sacadura, M. R. O. de (2023). Comunicação museológica em Lisboa: Desafios e inovações: Estudo de caso: Uma análise das práticas e perspetivas dos museus portugueses tutelados pela DGPC [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/31244
Palavras-chave: Comunicação -- Communication
Museu -- Museum
Desafios na comunicação
Estratégias de comunicação
Prática profissional -- Professional practice
DGPC Direção Geral do Património Cultural
Communication challenges
Communication strategy
Estudo de caso -- Case study
Resumo: Esta dissertação retrata o cenário da comunicação museológica em Portugal pelas experiências dos responsáveis de direção e de serviços de comunicação das seguintes instituições: Museu Nacional de Etnologia e do Museu de Arte Popular, Museu Nacional do Azulejo, Museu Nacional de Arte Contemporânea, Museu Nacional de Arte Antiga, Museu da Farmácia, Museu Nacional do Teatro e da Dança recolhidas mediante entrevistas semi-estruturadas. O trabalho de cunho qualitativo analisa as práticas e desafios enfrentados por estes profissionais e a adaptação dos museus à era digital na procura por um envolvimento mais eficaz dos públicos.
This dissertation portrays the scenario of museological communication in Portugal through the experiences of those responsible for management and communication services at the following institutions: National Museum of Ethnology and the Museum of Popular Art, National Tile Museum, National Museum of Contemporary Art, Museum National Popular Art Ancient Art, Pharmacy Museum, National Theater and Dance Museum collected through semi-structured interviews. The qualitative work analyzes the practices and challenges faced by these professionals and the adaptation of museums to the digital era in the search for more effective public engagement.
Designação do Departamento: Escola de Sociologia e Políticas Públicas
Designação do grau: Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Master_marta_oom_sacadura.pdf
  Restricted Access
3,51 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.