Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/31230
Autoria: Coelho, Rafael Gomes Soares
Orientação: Portela, Sofia Lopes
Data: 21-Mar-2022
Título próprio: Plano de comunicação da Nortenho Cash&Carry para 2022
Referência bibliográfica: Coelho, R. G. S. (2022). Plano de comunicação da Nortenho Cash&Carry para 2022 [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/31230
Palavras-chave: Cash&Carry
Comércio por grosso -- Wholesale
Plano de comunicação
Marketing
Valor da marca -- Brand value
Relação
Communication plan
Relationship
Resumo: A Nortenho é uma empresa familiar dedicada ao comércio por grosso com cerca de 25 anos de experiência neste mercado. A empresa iniciou-se apenas pela distribuição, tendo, dessa forma, conseguido um crescimento sustentado. Em 2018 a empresa realizou um grande investimento na criação do seu estabelecimento de Cash & Carry localizado no concelho de Torres Vedras. Este investimento permitiu um grande aumento no número de clientes ativos da empresa e consequente crescimento em cerca de 130% do seu volume de faturação nos últimos 4 anos. Até ao momento, a empresa tem desenvolvido a sua política de comunicação de forma informal e sem um planeamento para o efeito. Neste cenário de grande crescimento, torna-se crucial que a comunicação da Nortenho resulte de um processo de reflexão e planeamento e que siga as melhores práticas de mercado. O plano de comunicação da Nortenho para 2022 tem como objetivos centrais aumentar a notoriedade e o reconhecimento da marca/empresa, aumentar os níveis de confiança e lealdade dos seus clientes para com a marca e angariar novos clientes, permitindo assim alargar e fazer crescer o seu negócio de forma sustentada. Melhorar a comunicação interna e a responsabilidade social e ambiental farão também parte dos objetivos deste plano. Para a criação do presente plano foi fundamental conhecer mais profundamente o mercado onde a Nortenho se insere e o tipo de comportamento do cliente-alvo nesse mesmo mercado. Depois de analisada a envolvente interna e externa da empresa, foi delineado um conjunto de ações de comunicação por forma a atingir aos objetivos propostos.
Nortenho is a family company dedicated to wholesale trade with around 25 years of experience in this market. The company started with distribution only, having thus achieved sustainable growth. In 2018, the company made a major investment in the creation of its Cash & Carry establishment located in the municipality of Torres Vedras. This investment allowed a large increase in the number of active customers of the company and consequent growth of around 130% in its turnover in the last 3 years. So far, the company has developed its communication policy informally and without planning for that purpose. In this scenario of great growth, it is crucial that Nortenho communication be implemented based on a process of reflection and planning and that it follows the best current market practices. The main objectives of this communication plan for 2022 are to increase the notoriety and reputation of the brand/company, increase the levels of trust and loyalty of its customers towards the brand and attract new customers, in order to expand the business in a sustainable way. Improving internal communication and social and environmental responsibility will also be included in the objectives of this plan. For the creation of this plan, it was essential to know more deeply the market where Nortenho operates and the type of behavior of the target customer in that same market. After analyzing the company and its external environment, a set of communication actions was outlined in order to achieve the proposed objectives.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Gestão Aplicada
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Master_rafael_soares_coelho.pdf18,4 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.