Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/31227
Autoria: Pereira, Paulo Alexandre Ferreira
Orientação: Martins, Ana Lúcia Henriques
Ferreira, João Carlos Amaro
Data: 12-Nov-2021
Título próprio: Tendência de implementação da tecnologia blockchain na gestão da cadeia de abastecimento de organizações portuguesas
Referência bibliográfica: Pereira, P. A. F. (2021). Tendência de implementação da tecnologia blockchain na gestão da cadeia de abastecimento de organizações portuguesas [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/31227
Palavras-chave: Blockchain
Gestão
Cadeia de abastecimento -- Supply chain
Questionário -- Questionnaire
Organizações -- Organizations
Management
Resumo: A tecnologia Blockchain tem-se apresentado nos últimos anos como uma possível solução para alguns dos desafios da gestão da cadeia de abastecimento, sendo reconhecido o seu alto potencial transformador, o que tem atraído um grande interesse tanto por parte das instituições académicas, como das organizações. O objetivo principal desta dissertação é identificar o grau de reconhecimento em Portugal, que a implementação da tecnologia Blockchain poderá provocar na sua gestão da cadeia de abastecimento. Os dados recolhidos durante a elaboração desta tese provêm de um questionário formulado com base numa revisão de literatura sobre o tema, onde foram reunidas as respostas de 48 organizações portuguesas ligadas aos setores farmacêutico, transporte e alimentar. As hipóteses de investigação foram testadas com recurso ao Software IBM SPSS Statistics (versão 27). Os resultados do estudo revelaram que existe uma identificação clara do que são vantagens, desvantagens e barreiras por parte da amostra, assim como a inexistência de um elo da cadeia de abastecimento que estivesse numa posição diferente dos restantes em relação à adoção desta. Concluiu-se também que a dimensão de uma organização não estava correlacionada com a implementação de Blockchain, no entanto o mesmo não acontece nas organizações que pretendem manter o controlo exclusivo das suas bases de dados, existindo nestas uma resistência à implementação da tecnologia. Também foi possível compreender que quanto maior a familiaridade com a tecnologia maior será a facilidade em identificar barreiras. A amostra reconhece a potencialidade de mudança, porém, não considera adotar Blockchain no curto/médio prazo.
In the recent years Blockchain technology has been seen as a possible solution to some of the challenges of supply chain management, being recognized its high transformative potential, which has attracted great interest from both academic institutions and organizations. The main objective of this dissertation is to identify the degree of recognition in Portugal that the implementation of Blockchain technology could cause in its supply chain management. The data collected during the elaboration of this thesis comes from a questionnaire based on a literature review about the subject, where the responses of 48 Portuguese organisations linked to the pharmaceutical, transport and food sectors were gathered. The research hypotheses were tested using IBM SPSS Statistics Software (version 27). The results of the study revealed that there is a clear identification of what are advantages, disadvantages, and barriers by the sample, as well as the inexistence of a link in the supply chain that was in a different position from the others regarding its adoption. It was also concluded that the size of an organization was not correlated with the implementation of Blockchain, however, the same does not occur in organizations that intend to maintain exclusive control of their databases, existing in these a resistance to the implementation of the technology. It was also possible to understand that the greater the familiarity with the technology, the easier it is to identify barriers. The sample recognizes the potential for change, however, does not consider adopting Blockchain in the short/medium term.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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