Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/31225
Autoria: Porto, Pedro Filipe Espírito Santo
Orientação: Santos, Vítor
Data: 10-Mar-2023
Título próprio: Plano de marketing: A captação de um novo target para a TAP Air Portugal
Referência bibliográfica: Porto, P. F. E. S. (2022). Plano de marketing: A captação de um novo target para a TAP Air Portugal [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/31225
Palavras-chave: Transporte aéreo -- Air transport
Companhias de bandeira
Plano de marketing -- Marketing plan
Passageiros
Nómada digital - -- Digital nomad
Legacy airlines
Passengers
Resumo: O período de pandemia obrigou o Mundo a parar, e trouxe desafios à aviação comercial. Este setor, onde se destaca o transporte de passageiros, sofreu profundos danos com a inibição de viagens, de lazer e profissionais, que durante muito tempo esteve em vigor. À medida que os países foram reabrindo as suas fronteiras, as companhias aéreas veem-se agora a braços com necessidade urgente de maximizarem receitas e compensarem, de certa forma, os longos meses de paragem. Também consequência, porém positiva, desta fase sanitária desafiante, foi o acentuar da modalidade nómada digital: profissionais que desenvolvem as suas tarefas a partir de um local externo à empresa (em grande parte, a partir das suas residências). Esta modalidade abre a porta à possibilidade de viajar, conhecer novos países e culturas, aproveitando assim o que de mais positivo cada país oferece. Tendo atualmente uma expressão tão significativa, surgiu a possibilidade e necessidade de trabalhar este segmento neste projeto, em conjunto com a TAP Air Portugal. Foi realizada pesquisa literária sobre o tema, além da aviação comercial e do marketing, seguido da respetiva análise. Posteriormente, e com o intuito de melhor caracterizar e compreender as suas necessidades, foi construído um questionário dirigido a uma amostra de profissionais nómadas digitais. Recolhida a informação, levou-se a cabo uma análise aprofundada, que serviu de base à proposta de novo produto da TAP Air Portugal, dirigida a este target. Elaborada com as informações disponíveis e possíveis, visa incrementar as receitas e a fidelização destes clientes e os seus agregados.
The pandemic period forced the world to stop and brought challenges to commercial aviation. This sector, where passenger transport stands out, has suffered profound damage with the ban on travel, leisure, and professionals, which was in effect for a long time. As countries have reopened their borders, airlines are now faced with an urgent need to maximize revenue and compensate, in a way, for the long months of downtime. Also, a positive consequence of this challenging health phase, was the accentuation of the digital nomad modality: professionals who carry out their tasks from a location external to the company (largely from of their residences). This modality opens the door to the possibility of traveling, discovering new countries and cultures, thus taking advantage of the most positive things each country has to offer. Currently having such a significant expression, the possibility and need arose to work on this segment in this project, together with TAP Air Portugal. Literary research was carried out on the subject, in addition to commercial aviation and marketing, followed by the respective analysis. Subsequently, and with the aim of better characterizing and understanding their needs, a questionnaire was created for a sample of digital nomadic professionals. Once the information was collected, an in-depth analysis was carried out, which served as the basis for the proposal for a new product by TAP Air Portugal, aimed at this target. Prepared with the available and possible information, it aims to increase revenue and the loyalty of these customers and their households.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Gestão Aplicada
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Embargado
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_pedro_espirito_santo_porto.pdf
  Until 2025-03-09
3,19 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.