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http://hdl.handle.net/10071/3120
acessibilidade
Title: A nostalgia colonial como técnica de best-selling literário
Authors: Marchis, Giorgio
Keywords: Literatura lusófona -- séc. 21
Literatura colonial
Representação cultural
Issue Date: Jun-2006
Publisher: Centro de Estudos Africanos do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa
Abstract: O artigo analisa o romance Equador de Miguel Sousa Tavares à luz do sensacional êxito que o livro teve sobretudo em Portugal. Alem duma estratégia ficcional de cariz paraliterário, a hábil recuperação e banalização da lição queirosiana aparece como um dos elementos que, ao oferecer uma leitura muito confortável dum texto de prazer, justifica o óptimo acolhimento que este best-seller recebeu no mercado editorial português. Contudo, o romance de Miguel Sousa Tavares, assim como outras obras publicadas nos últimos anos em Portugal, responde sobretudo ao desejo social, hoje em dia muito generalizado na comunidade mnemónica portuguesa, de partilhar uma imagem positiva do que foi o próprio passado em África. Deste ponto de vista, Equador obedece e, contemporaneamente, alimenta determinadas normas sociais da lembrança e pode, portanto, considerar-se como um romance histórico que funciona como factor de agregação de uma comunidade que se reconhece enquanto recorda e consome a mesma imagem da própria historia colonial, que contribui para filtrar e alterar, através da reconfiguração dos marcadores do segmento histórico em questão.
The article analyses Miguel Sousa Tavares’ novel Equador in the light of the sensational success that the book had, mainly in Portugal. In addition to a fictional strategy of paraliterary character, the skilful recovery and banalization of the Queirosian lesson appears as one of the elements that, by offering a comfortable reading of a pleasure text (in a barthesian sense), justifies the Great acceptance that this best-seller received in the Portuguese editorial market. Still, Miguel Sousa Tavares’ novel, as well as other Works published in Portugal in the preceding years, responds mainly to the social desire, nowadays very generalized in the mnemonic Portuguese community, of sharing a positive image of Africa’s past. From this point of view, Equador obeys, and simultaneously feeds certain social rules of remembrance and can then be considered an historical novel that functions as an aggregation factor of a community that recognizes itself while remembering and consuming the same image of the past and, simultaneously, as a generator of this same alternative image of the colonial history that contributes to filter and alter through the reconfiguration of the historical segment markers in question.
Peer reviewed: Sim
URI: http://hdl.handle.net/10071/3120
DOI: 10.4000/cea.1243
ISSN: 1645-3794
Appears in Collections:CEI-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

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