Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/31121
Autoria: Luo Guan
Orientação: Serrão, Carlos
Liang Decui
Data: 13-Out-2023
Título próprio: An extended TOE model for digital procurement adoption of Chinese construction industry: A case study of H Group
Referência bibliográfica: Luo Guan (2023). An extended TOE model for digital procurement adoption of Chinese construction industry: A case study of H Group [Tese de doutoramento, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/31121
Palavras-chave: Digital procurement
Critical success factors
Extended TOE model
D-procurement adoption
Procura e aquisição digital
Fatores críticos de sucesso
Modelo TOE alargado
Adoção de D-procurement
Resumo: With the emergence of digital transformation, Chinese construction companies have an increasing need to adopt digital procurement (D-procurement), however there is lack of theoretical background to guide and support these adoption decisions. This study aims to fill the research gap through the provision of an extended Technology-Organisation-Environment (TOE) model with critical success factors (CSF) for D-procurement adoption success (DAS). In the research, a case study approach is applied and H Group is selected since it is one of the best D-procurement examples in China. The study includes three parts. First, a systematic literature review was conducted, and 17 CSF were identified from 12 selected studies. Second, an in-depth interview with 17 selected experts elaborated their opinions on the previously identified CSF, and derived 8 CSF that were important for real cases. Furthermore, based on the relationships between the factors found through the interview, an extended TOE model was proposed, using the technology, organisation, and environment as the independent variables, business model innovation (BMI) as the mediator variable, entrepreneur leadership (EL) as the moderator variable, and DAS as the dependent variable. Third, a final questionnaire survey was conducted where 136 effective questionnaires were collected, the model was formally validated through statistical data analysis and its value was highlighted and demonstrated. The present study significantly contributes to field of D-procurement adoption for construction companies by providing a theoretical framework for practice and an extended TOE model for research.
Com o surgimento da transformação digital, as empresas de construção chinesas têm uma necessidade crescente na adoção de processos de procura e aquisição digital (D-procurement), no entanto, há falta de fundamentação teórica que sirva para orientar e apoiar esta adoção. Este estudo visa preencher esta lacuna através do fornecimento de um modelo alargado de Tecnologia-Organização-Ambiente (TOE) com fatores críticos de sucesso (FCS) para o sucesso da adoção do D-procurement (DAS). Na investigação, é aplicada uma abordagem de estudo de caso e o Grupo H é selecionado uma vez que é um dos melhores exemplos de D-procurement na China. O estudo inclui três partes. Primeiro, foi realizada uma revisão sistemática da literatura, e foram identificados 17 FCS de 12 estudos selecionados. Em segundo lugar, uma entrevista realizada com 17 peritos selecionados elaborou as suas opiniões sobre os FCS previamente identificados, e derivados 8 FCS que eram importantes para casos reais. Além disso, com base nas relações entre os fatores encontrados através da entrevista, foi proposto um modelo TOE alargado, utilizando a tecnologia, organização, e ambiente como variáveis independentes, inovação do modelo de negócio (IMN) como variável mediadora, estilo de liderança (EL) como variável moderadora, e DAS como variável dependente. Em terceiro lugar, foi realizado um inquérito final onde foram recolhidos 136 questionários efetivos, em o modelo foi formalmente validado através da análise de dados estatísticos e o seu valor foi realçado e demonstrado. O presente estudo contribui significativamente para o campo da adoção do D-procurement para as empresas de construção, fornecendo um quadro teórico para a prática e um modelo TOE alargado para a investigação.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Doutoramento em Gestão Empresarial Aplicada
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-TD - Teses de doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
phd_luo_guan.pdf
  Restricted Access
2,7 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.