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dc.contributor.advisorSaleiro, Sandra Palma-
dc.contributor.advisorKatúmua, Martinho Bangula-
dc.contributor.authorJapão, Gracieth Salomé-
dc.date.accessioned2024-02-19T16:47:10Z-
dc.date.issued2024-01-09-
dc.date.submitted2023-10-
dc.identifier.citationJapão, G. S. (2023). Acesso à educação escolar no meio rural: Estudo de caso de alunas no II Ciclo do Ensino Secundário da Comuna da Sanga, Município da Cela, Província do Cuanza-Sul (Angola) [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/31088por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/31088-
dc.description.abstractA presente dissertação problematiza a desigualdade do género no acesso à educação no meio rural numa perspectiva de género, a partir do caso do acesso à educação no II Ciclo do Ensino Secundário da Comuna da Sanga, Município da Cela, Província do Cuanza- Sul (Angola). Este estudo teve como objectivo mapear as perceções, práticas e a importância atribuída à escola pelas famílias e representantes de entidades do meio local, no processo educativo das raparigas na sociedade atual (significados atribuídos, influências e referências). Para dar resposta a esse objetivo foi acionada uma metodologia qualitativa, com recurso a entrevistas semiestruturadas e a observação direta. Complementarmente, analisaram-se estatísticas sobre o abandono escolar, que permitiu identificar a posição que as raparigas se encontram em desvantagem quanto ao acesso e sucesso escolar, em comparação aos seus coetâneos do sexo masculino. Todavia, as famílias não refletem, no seu quotidiano, sobre esse fenómeno e naturalizam-no com base em estereótipos de género. A construção de género ocorre em todos os tempos e espaços, incluindo a escola, porém, para as famílias e entidades do meio local envolvidas nesta pesquisa, o género é construído, sobretudo, no contexto familiar. Entre os fatores explicativos das desigualdades contam-se: a estrutura da rede escolar deficitária no meio rural, a pobreza das famílias; e as tradições culturais (ritos de iniciação) que, em conjugação, impedem a permanência das raparigas na escola, conduzem ao abandono precoce, ao que se junta o casamento e a maternidade precoce.por
dc.description.abstractThis dissertation problematizes gender inequality in access to education in rural areas from a gender perspective, based on the case of access to education in the II Cycle of Secondary Education in Comuna da Sanga, Municipality of Cela, Province of Cuanza - South (Angola). This study aims to understand the perception and importance attributed to school by families and representatives of local entities, in the educational process of girls in today's society (attributed meanings, influences and references). To respond to this objective, a qualitative methodology was used, using semi-structured interviews, complemented with direct observation. In addition, statistics on school dropout were also analyzed. The analysis of statistical data revealed a higher school failure rate among girls, compared to boys. However, families do not reflect on this phenomenon in their daily lives and naturalize it based on gender stereotypes. The construction of gender occurs in all times and spaces, including school, however, for the families and local entities involved in this research, gender is constructed, above all, in the family context. Factors explaining inequalities include: the structure of the deficient school network in rural areas, family poverty; and cultural traditions (initiation rites) which, in combination, prevent girls from remaining in school, lead to early dropout, which is followed by marriage and motherhood.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectAbandono escolar -- School abandonmentpor
dc.subjectGéneropor
dc.subjectRaparigaspor
dc.subjectComunidades ruraispor
dc.subjectGenderpor
dc.subjectGirlspor
dc.subjectRural communitiespor
dc.titleAcesso à educação escolar no meio rural: Estudo de caso de alunas no II Ciclo do Ensino Secundário da Comuna da Sanga, Município da Cela, Província do Cuanza-Sul (Angola)por
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203497090por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologiapor
thesis.degree.nameMestrado em Sociologiapor
dc.date.embargo2026-01-09-
iscte.subject.odsErradicar a pobrezapor
iscte.subject.odsIgualdade de géneropor
iscte.subject.odsReduzir as desigualdadespor
thesis.degree.departmentDepartamento de Sociologiapor
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