Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/31027
Autoria: Fernandes, Sara Isabel de Carvalho
Orientação: Costa, Renato Jorge Lopes da
Pereira, António Ângelo Machado Matos
Data: 27-Dez-2023
Título próprio: Intelligence systems in tourism management
Referência bibliográfica: Fernandes, S. I. de C. (2023). Intelligence systems in tourism management [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/31027
Palavras-chave: Intelligence systems
Tourism management
Evolution through time and corporate strategy
Sistemas inteligentes
Gestão do turismo
Evolução e estratégias corporativas
Resumo: The Intelligent Systems are a fundamental component in the management of organizations, in tourism sector, isn’t a different reality, so this investigation aims to understand how they are interconnected, what are their impacts (positive and negative), and which ones are most used in this economic activity. In an era in which the market is constantly changing, companies no longer hold competitive advantages for a long period of time, forcing themselves to invest in innovation as a way of survival. In this way, it was possible to assume that the objective of this investigation is precisely to find out what problems were encountered throughout the evolution of Tourism, why there was a need to interconnect them, how it was done, and what impacts were achieved. In order to understand, a research was carried out, through interviews, with the aim of identifying how IS contributed to TM, highlighting its advantages and disadvantages, risks and possible cases of great success. The interviews, of a qualitative nature, were carried out with employees from different departments, from different companies in the tourism sector, with a view to verifying that the IS has been having a regular presence in the vast majority of companies in the tourism sector, and in the form in which how it is managed, and whether they already have some IS tools, but which are sometimes not well used. Finally, it’s hoped that the study can contribute to some of the decisions to be made in the future of IS in TM, with a view to improving and/or enhancing the experience of companies and FC, in relation to the services provided, in the areas of study.
Os Sistemas Inteligentes são uma componente cada vez mais fundamental na gestão das organizações, também no setor do Turismo, essa é a realidade, pelo que o presente trabalho intende a uma compreensão da forma como se interligam, quais os seus impactos (positivos e negativos), e quais os que mais são utilizados nesta atividade económica. Numa era em que o mercado está em constante mudança, as empresas deixaram de ser detentoras de vantagens competitivas por um grande período de tempo, obrigando-se a apostar na inovação, como modo de sobrevivência. Desta forma, conseguiu-se assumir que o objetivo desta investigação é precisamente averiguar, quais são os problemas encontrados ao longo da evolução do Turismo, porque motivos houve necessidade de os interligar, de que forma foi feito, e quais foram os impactos obtidos. Para podermos analisar em profundidade, foi executada uma pesquisa, através de entrevistas, com objetivo de perceber, de que forma é que os SI contribuíram para a GT, assinalando as suas vantagens e desvantagens, riscos e possíveis casos de grande sucesso. As entrevistas, de tipologia qualitativa, foram realizadas a funcionários de diferentes departamentos, de diversas empresas do ramo turístico, com vista a constatar que os SI têm vindo a ter uma presença assídua na grande maioria das empresas do sector do Turismo, e na forma em como é gerido, e se já dispõem de algumas ferramentas de SI, mas que por vezes não são bem aproveitados. Por fim, espera-se que o estudo possa contribuir para algumas das decisões a tomar no futuro dos SI na GT, com vista a melhorar e/ou potenciar a experiência das empresas e do CF, relativamente aos serviços prestados, nas áreas de Estudo.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Empresas
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_sara_carvalho_fernandes.pdf
  Restricted Access
1,06 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.