Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/31025
Autoria: Pereira, Neuza Agostinha Freixo
Orientação: Foà, Caterina
Data: 20-Dez-2023
Título próprio: Estratégias de comunicação no social media: Um estudo das companhias de teatro musical de Lisboa no Instagram
Referência bibliográfica: Pereira, N. A. F. (2023). Estratégias de comunicação no social media: Um estudo das companhias de teatro musical de Lisboa no Instagram [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/31025
Palavras-chave: Teatro musical
Comunicação -- Communication
Marketing digital -- Digital marketing
Media sociais -- Social media
Instagram
Musical theater
Resumo: O teatro musical é uma das artes mais antigas com origens na opera clássica italiana do século XV. Ao longo do tempo foram utilizadas as ferramentas de comunicação disponíveis para comunicar os musicais. Com a evolução tecnologica, também estas foram aumentando. Visto que tem vindo a crescer a sua popularidade no nosso país, é importante a realização de estudos sobre como é feita a comunicação e o envolvimento de públicos através do social media. Observando o social media de companhias de teatro musical em Portugal é possível saber como é feita esta comunicação. O presente estudo foca-se neste ponto, tendo como objetivo identificar como é feita a comunicação através do Instagram e quais são as vantagens de comunicar pelos Social Media. O método de recolha de dados foi a observação passiva e a entrevista semi-estruturada. Através destes métodos foi possível identificar que a comunicação feita pelas cinco companhias aqui estudadas, através da plataforma Instagram, é maioritariamente promocional. Foi também possível identificar que as principais vantagens encontradas pelas mesmas são a capacidade de estar presente onde o seu público-alvo está e a facilidade em comunicar com o público. Esta pesquisa exploratória, propõe a identificação de eixos cruciais que orientam pesquisas futuras, as quais podem ser direcionadas para a análise de outras plataformas de social media, ou a expansão da análise de redes para diversas páginas online. Este estudo foca-se na comunicação de projetos de teatro musical na região de Lisboa e ajuda a perceber um pouco mais como esta é feita.
Musical theater is one of the oldest arts with its origins in classical Italian opera from the 15th century. Over time, the available communication tools have been used to communicate musicals. As technology has evolved, these have also increased. Since its popularity has been growing in our country, it is important to carry out studies on how it communicates and engages audiences through social media. By observing the social media of musical theater companies in Portugal, it is possible to find out how this communication is carried out. This study focuses on this point, with the aim of identifying how communication is carried out through Instagram and what the advantages of communicating through social media are. The data collection method was passive observation and a semi-structured interview. Through these methods it was possible to identify that the communication made by the five companies studied here, through the Instagram platform, is mostly promotional. It was also possible to identify that the main advantages found by them are the ability to be present where their target audience is and the ease with which they can communicate with the public.This exploratory research proposes the identification of crucial axes that will guide future research, which can be directed towards the analysis of other social media platforms, or the expansion of network analysis to various online pages. This study focuses on the communication of musical theater projects in the Lisbon region and helps to understand a little more about how this is done. This exploratory research proposes the identification of crucial axes that will guide future research, which can be directed towards the analysis of other social media platforms, or the expansion of network analysis to various online pages. This study focuses on the communication of musical theater projects in the Lisbon region and helps to understand a little more about how this is done.
Designação do Departamento: Departamento de História
Designação do grau: Mestrado em Estudos e Gestão da Cultura
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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