Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/31024
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRamalho, Nelson Campos-
dc.contributor.authorAmorim, Francisco Cadete Nogueira Correia-
dc.date.accessioned2024-02-15T11:57:44Z-
dc.date.available2024-02-15T11:57:44Z-
dc.date.issued2023-12-19-
dc.date.submitted2023-10-
dc.identifier.citationAmorim, F. C. N. C. (2023). Benefits of ethical communication: The role of stakeholders and experienced fraud [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/31024por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/31024-
dc.description.abstractIntegrity is intrinsically valued by its ethical nature, but it has also been equated as a driver of benefits to organizations. In designing explanatory models on the benefits of integrity, literature has highlighted the manager’s communication focused on ethics as well as stakeholders’ ethical behavior as drivers of such benefits. Having been a victim of fraud also emerges in literature as a crucial factor to be considered but it still lacks integration. This study posits a mediation model that links manager’s ethics-focused communication to benefits of integrity via stakeholders’ ethical behavior considering the interaction with having been a victim of fraud. To test this conceptual model, we deployed a Path Analysis on 200 valid answers from C-suite individuals representing companies in Portugal (65%), Mozambique (19%), and Angola (16%). Findings show manager’s ethics-focused communication increase internal stakeholder’s ethical behavior which increases benefits from corporate reputation. Fraud interacts with manager’s ethics-focused communication where internal stakeholders that have not experienced fraud show weaker relation with ethical behaviors compared to those that experienced such fraud. Findings are discussed at the light of theory and implications drawn to management practice.por
dc.description.abstractA integridade é intrinsecamente valorizada pela sua natureza ética, mas também tem sido considerada como um fator impulsionador de benefícios para as organizações. Ao conceber modelos explicativos sobre os benefícios da integridade, a literatura tem destacado a comunicação do gestor centrada na ética, bem como o comportamento ético das partes interessadas, como factores que conduzem a esses benefícios. O facto de ter sido vítima de fraude também surge na literatura como um fator importante a considerar, mas ainda carece de integração. Este estudo propõe um modelo de correlação que relaciona a comunicação do gestor centrada na ética com os benefícios da integridade através do comportamento ético das partes interessadas, considerando a interação com o facto de ter sido vítima de fraude. Para testar este modelo concetual, aplicámos uma Análise de Regressão (Path Analysis) a 200 respostas válidas de indivíduos que representam empresas em Portugal (65%), Moçambique (19%) e Angola (16%). Os resultados mostram que a comunicação centrada na ética aumenta o comportamento ético das partes interessadas internas, o que aumenta os benefícios da reputação da empresa. A fraude interage com a comunicação centrada na ética, sendo que as partes interessadas internas que não foram vítimas de fraude apresentam uma relação menor com comportamentos éticos do que as que foram vítimas de fraude. Os resultados são discutidos à luz da teoria e das implicações para a prática da gestão.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectFraude -- Fraudpor
dc.subjectCorrupção -- Corruptionpor
dc.subjectEthics communicationpor
dc.subjectStakeholder ethical behaviorpor
dc.subjectCorporate benefits from integritypor
dc.subjectComunicação éticapor
dc.subjectComportamento ético das partes interessadaspor
dc.subjectBenefícios empresariais da integridadepor
dc.titleBenefits of ethical communication: The role of stakeholders and experienced fraudpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203479866por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Economia da Empresa e da Concorrênciapor
iscte.subject.odsProdução e consumo sustentáveispor
iscte.subject.odsPaz, justiça e instituições eficazespor
iscte.subject.odsParcerias para a implementação dos objetivospor
dc.subject.jelD73por
dc.subject.jelM14por
dc.subject.jel1D Microeconomicspor
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economicspor
thesis.degree.departmentDepartamento de Economiapor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_francisco_correia_amorim.pdf966,95 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.