Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/31019
Autoria: Marques, Kevin A. Cataluna
Orientação: Tomás, Maria João Beirão Lopes de Sousa Machado Landeiro
Data: 6-Nov-2023
Título próprio: The Belt and Road Initiative: A systematic literature review
Referência bibliográfica: Marques, K. A. C. (2023). The Belt and Road Initiative: A systematic literature review [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/31019
Palavras-chave: Belt and Road Initiative
China
Crescimento económico -- Economic growth
Economic integration
Connectivity
Iniciativa do Cinturão e Rota
Integração económica
Conectividade
Resumo: China's rapid rise has challenged the world's and economic order's dominance. In 2013, President Xi Jinping announced a massive infrastructure and investment project, the Belt and Road Initiative (BRI), which would connect Asia, the Middle East, Europe, and Africa through a complex network of roads, railways, and ports, aiming to be "One Belt, One Road" (OBOR). The aim is to promote economic cooperation, trade, and connectivity among all countries within the Initiative. This study aims to know what impacts the BRI has on economies within the Initiative and how China's ties with the West have been influenced or influenced. This study seeks to understand the impact of the Initiative on its member countries regarding infrastructure investment, trade, and diplomatic relations with China and how it has influenced relations between China and the West. The key findings of this study show that the BRI impacts the countries within the Initiative, promoting economic growth and investment, facilitating trade among all countries within the Initiative, and promoting connectivity and regional integration. However, it raises concerns about debt sustainability, especially in countries with a high tax burden. China's BRI has resulted in geopolitical implications with its gained influence. It is perceived as a means for China to extend its strategic interest and impact.
A rápida ascensão da China tem colocado um desafio ao domínio da ordem económica mundial. Em 2013, o Presidente Xi Jinping anunciou um projeto de infraestrutura e investimento, a Iniciativa do Cinturão e Rota (BRI) que ligaria a Ásia, o Médio Oriente, a Europa e a África através de uma complexa rede de estradas, caminhos-de-ferro e portos, com o objetivo de criar “Uma Faixa, Uma Rota” (OBOR). O objetivo é promover a cooperação económica, as trocas comerciais e a conectividade entre todos os países da iniciativa. O objetivo deste estudo é compreender quais os impactos que o BRI tem nas economias que o integram e como é que os laços entre a China e o Ocidente foram influenciados ou influenciaram o BRI. Este estudo pretende compreender o impacto da iniciativa nos países que o integram relativamente ao investimento em infraestruturas, trocas comerciais e relações diplomáticas com a China, e de que forma é que este influenciou as relações entre a China e o Ocidente. As principais conclusões deste estudo evidenciam que o BRI tem um impacto nos países que o integram, nomeadamente na promoção do crescimento económico e investimento, na facilitação do comércio entre os países, promovendo a conectividade e a integração regional. No entanto, suscita preocupações quanto à sustentabilidade da dívida, especialmente em países com uma elevada carga fiscal. O BRI provocou tensões geopolíticas, com a influência que ganhou sendo visto como um meio para a China alargar o seu interesse e influência estratégicos.
Designação do Departamento: Departamento de Economia
Designação do grau: Mestrado em Economia da Empresa e da Concorrência
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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