Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/30974
Autoria: Reis, Tiago Luís Ferreira Beirão
Orientação: Sebastião, João Manuel Grossinho
Colaço, Maria da Conceição Almeida
Data: 20-Dez-2023
Título próprio: Plantas invasoras na educação ambiental em Portugal: O caso das Acácias
Referência bibliográfica: Reis, T. L. F. B. (2023). Plantas invasoras na educação ambiental em Portugal: O caso das Acácias [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/30974
Palavras-chave: Espécies exóticas invasoras
Acácias
Equipamentos de educação ambiental
Estratégia Nacional de Educação Ambiental
Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade
Invasive alien species
Acacias
Environmental education equipment
National Environmental Education Strategy
Environmental Education Framework for Sustainability
Resumo: Esta investigação pretendeu analisar de que forma é que o tema das Espécies Exóticas Invasoras (EEI), nomeadamente as espécies lenhosas pertencentes ao género Acacia, está a ser abordado nos Equipamentos de Educação Ambiental (EqEA) em Portugal Continental. A investigação bibliográfica efetuada no âmbito das EEI, assim como o papel dos EqEA na educação ambiental, foram enquadrados nos instrumentos e políticas de educação públicas, nomeadamente no Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade, na Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania e na Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020. Foram formuladas três questões de partida: a) os EqEA em Portugal preveem nos seus projetos educativos o tema das EEI? b) os EqEA que já abordam as EEI, abrangem as plantas do género Acacia? e, c) há necessidade de promover formação sobre as acácias aos agentes de educação ambiental? Em termos metodológicos recorreu-se a um questionário direcionado às entidades gestores dos EqEA, inscritos na Plataforma da Estratégia Nacional da Educação 2020, abrangendo um total de 160 EqEA distribuídos pelo território nacional. Com uma taxa de resposta 51%, os dados recolhidos permitiram caraterizar os EqEA no que respeita às infraestruturas que dispõem, aos objetivos e temas dos seus projetos educativos, assim como das metodologias empregues. A análise das repostas permitiu concluir que 80% dos EqEA inclui a temática das EEI nos seus projetos. As espécies mais abrangidas pertencem ao grupo das Plantas (99%), seguidos dos Insetos (48%) e dos peixes com 41%. As acácias estão presentes nas atividades de 58% dos EqEA inquiridos, e têm como público-alvo principal a comunidade escolar (87%). As atividades com acácias com maior prevalência são as ações de controlo e ações de sensibilização. Os representantes dos EqEA que participaram nesta investigação atribuíram um papel importante e relevante dos equipamentos no controle das acácias, através da sensibilização da comunidade e da disseminação de informação, mas também através da realização de ações de controlo. Expressaram ainda a necessidade de ser assegurada mais formação específica na temática das acácias e de dotar os EqEA de ferramentas pedagógicas específicas.
This research aimed to analyze how the topic of Invasive Alien Species (IAS), namely woody species belonging to the Acacia genus, is being addressed in Environmental Education Facilities (EqEA). in mainland Portugal. The bibliographical research carried out on IAS, as well as the role of EqEA, was framed in public education instruments and policies, namely the Environmental Education Framework for Sustainability, the National Strategy for Citizenship Education and the National Strategy for Environmental Education 2020. Three starting questions were formulated: a) Do the EqEA in Portugal include the topic of IAS in their educational projects? b) Do the EqEA that already address IAS cover plants of the Acacia genus? and c) Is there a need to promote training on acacias for environmental education agents? In methodological terms, a questionnaire was sent to the managers of the EqEA registered on the National Education Strategy 2020 Platform, covering a total of 160 EqEA distributed throughout the country. With a response rate of 51%, the data collected made it possible to characterize the equipment in terms of the infrastructures they have, the objectives and themes of their educational projects, as well as the methodologies used. An analysis of the responses led to the conclusion that 80% of the facilities include the subject of IAS in their projects. The species most covered belong to the Plants group (99%), followed by Insects (48%) and Fish (41%). Acacias are present in the activities of 58% of the EqEA surveyed, and their main target audience is the school community (87%). The most prevalent activities with acacias are control actions and awareness-raising actions. The EqEA representatives who took part in this research attributed an important and relevant role to the equipment in controlling acacias, by raising community awareness and disseminating information, but also by carrying out control actions. They also expressed the need for more specific training on the subject of acacias and for the EqEA to be equipped with specific teaching tools.
Designação do Departamento: Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas
Designação do grau: Mestrado em Administração Escolar
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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