Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/30970
Autoria: Gomes, Valter Filipe
Orientação: Simaens, Ana Margarida
Data: 14-Dez-2023
Título próprio: Managing stakeholders through business diplomacy
Referência bibliográfica: Gomes, V. F. (2023). Managing stakeholders through business diplomacy [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/30970
Palavras-chave: Business diplomacy
Stakeholders
Globalization
Diplomacia empresarial
Globalização
Resumo: Globalization has increasingly exposed companies to public opinion and scrutiny, altering the business landscape and expanding the role of companies beyond their responsibility to society. More and more exposed to the growing demands of the operating environment, especially when dealing with the relationships they develop with their stakeholders. Business diplomacy emerges as a fundamental tool for companies to cope with this constant uncertain environment and the growing importance of the license to operate in order to mitigate and manage the increasing impact that actors have on company actions and consequently on their performance. The objective of this study is to assess, through interview to a set of companies operating in Portugal, the level of knowledge that exists on this subject and to evaluate how business diplomacy, as a strategic management tool, assists companies in fostering relationships and influence over their stakeholders. This work has revealed that, despite companies having some knowledge of corporate diplomacy and its principles, it is not yet fully integrated into their strategies. Its value in managing relationships with the stakeholder ecosystem and as a tool to overcome challenges inherent to business operations is acknowledged.
A globalização veio expor cada vez mais as empresas à opinião e escrutínio público, alterando o panorama dos negócios, aumentando o papel das empresas, para além da sua responsabilidade para com a sociedade como um todo. Expostas cada vez mais às exigências crescentes do ambiente em que operam, especialmente quando se debatem com as relações que desenvolvem com os seus stakeholders. Diplomacia empresarial surge assim como ferramenta fundamental para as empresas fazerem face a este constante ambiente incerto, e pela crescente importância da licença para operar, de forma a mitigar e gerir o impacto crescente que os atores têm nas ações da empresa e, consequentemente, no seu desempenho. O objetivo deste estudo prende se por averiguar, através de entrevistas a um conjunto de empresas a operar em Portugal, o nível de conhecimento sobre esta temática, e a avaliar a forma como diplomacia empresarial, enquanto instrumento de gestão estratégica, para ajudar as empresas a fomentar relações e influência sobre os seus stakeholders. Este trabalho revelou que, apesar de haver um conhecimento por parte das empresas sobre diplomacia empresarial e os seus pressupostos, é algo que ainda não está totalmente integrado nas suas estratégias. É reconhecido o seu valor na gestão das relações com o ecossistema de stakeholders e como ferramenta para ultrapassar desafios inerentes à operação das empresas.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Empresas
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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