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dc.contributor.advisorFontes, Andrea Maria Flores Oliveira-
dc.contributor.authorAfonso, Marta Sofia Martinho-
dc.date.accessioned2024-02-09T13:28:28Z-
dc.date.issued2023-12-21-
dc.date.submitted2023-10-
dc.identifier.citationAfonso, M. S. M. (2023). A influência do onboarding no desempenho dos novos colaboradores: E o efeito mediador da confirmação das expectativas e do engagement nessa relação [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/30962por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/30962-
dc.description.abstractNos últimos anos, a mentalidade em relação ao trabalho foi-se modificando, o que levou a que cada um passasse a ser responsável pela sua própria carreira. Esta mudança fez com que houvesse um aumento significativo da taxa de rotatividade, e que as organizações tivessem de reestruturar a forma como recrutavam, selecionavam e integravam os novos colaboradores. No entanto, existe pouca literatura científica que analisa os impactos que o acolhimento e a integração têm nas entidades empregadoras e, como estes influenciam a produtividade dos novos elementos. Neste sentido, para perceber melhor a importância do onboarding, foi conduzido um estudo online (n=221), no qual se pretendeu investigar de que maneira o processo de acolhimento e integração afetava o desempenho, e o papel tanto das expectativas criadas através do employer branding externo, como do engagement nessa relação. Os resultados demonstraram que apenas existe dupla mediação caso se considere a sub-dimensão de oportunidades de desenvolvimento, que pertence às expectativas, e o engagement. Paralelamente, também se constatou que as sub-dimensões das expectativas - flexibilidade, promoção e os fatores humanos - medeiam, isoladamente, a relação entre o onboarding e o desempenho. Deste modo, estes resultados são pertinentes, uma vez que permitem sublinhar a relevância de as entidades patronais investirem num programa de acolhimento e integração de elevada qualidade, dado que isso pode gerar um retorno tanto a nível do engagement, como a nível do desempenho dos mais recentes membros.por
dc.description.abstractIn recent years, the mindset towards work has been changing, leading individuals to take responsibility for their own careers. This shift has resulted in a significant increase in turnover rates, requiring organizations to restructure how they recruit, select, and integrate new employees. However, there is limited scientific literature that examines the impacts of onboarding and integration on employers and how they influence the productivity of new hires. In this regard, to better understand the importance of onboarding, an online study (n=221) was conducted to investigate how the onboarding and integration process affected performance and the role of both external employer branding expectations and engagement in this relationship. The results demonstrated that double mediation only exists when considering development opportunities, a subdimension of expectations and engagement. Additionally, it was also found that the sub-dimensions of expectations - flexibility, promotion, and human factors individually - mediate the relationship between onboarding and performance. Therefore, these results are relevant, as they underscore the importance of employers investing in a high-quality onboarding and integration program, as this can yield returns in terms of both engagement and the performance of their most recent members.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectProcesso de acolhimento e integraçãopor
dc.subjectExpectativaspor
dc.subjectMarca do empregador -- Employer brandingpor
dc.subjectEngagementpor
dc.subjectPerformancepor
dc.subjectOportunidades de desenvolvimentopor
dc.subjectOnboarding and integration processpor
dc.subjectExpectationspor
dc.subjectDevelopment opportunitiespor
dc.titleA influência do onboarding no desempenho dos novos colaboradores: E o efeito mediador da confirmação das expectativas e do engagement nessa relaçãopor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203472187por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Recursos Humanos e Consultadoria Organizacionalpor
dc.date.embargo2024-12-21-
iscte.subject.odsSaúde de qualidadepor
iscte.subject.odsIgualdade de géneropor
iscte.subject.odsReduzir as desigualdadespor
thesis.degree.departmentDepartamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacionalpor
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