Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/30935
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFerreira, Mónica Montes Mendes Rocha-
dc.contributor.authorCosta, Pedro Filipe Sobral-
dc.date.accessioned2024-02-07T16:20:35Z-
dc.date.available2024-02-07T16:20:35Z-
dc.date.issued2023-12-14-
dc.date.submitted2023-09-
dc.identifier.citationCosta, P. F. S. (2023). Consumer behaviour in e-commerce [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/30935por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/30935-
dc.description.abstractNowadays, e-commerce is becoming less of an upcoming trend and is finally establishing itself as a consolidated and preferred by many ways of shopping. Therefore, it became vital for companies to have a strong presence in the digital world. As a result, this presence brought a sense of urgency when it comes to constantly optimising and improving the e-commerce experience, with the goal of turning online stores as profitable as possible. The primary goal of this dissertation is to quantify and understand the real influence that some dimensions of online shopping can have in the consumer decision-making process of consumers. Considering that, a questionnaire was constructed to study the influence and impact each dimension would have on consumers and their purchase intentions. As part of that, an analysis was done to test the validity of the research hypothesis, being multiple linear regression. With a final sample of 158 participants, the results suggest that Performance Expectancy can influence consumer behaviour in e-commerce. At the same time, there is no evidence that the other constructs developed in this study positively impact this last one.por
dc.description.abstractAtualmente, o e-commerce está cada vez mais a deixar de ser uma tendência emergente e a afirmar-se como uma forma consolidada, e preferida por muitos, para efetuar compras. Como resultado, tornou-se fundamental para as empresas terem uma presença sólida naquilo que é o mundo digital. Esta presença trouxe consigo uma sensação de urgência relativamente à constante otimização e melhoria da experiência de comércio eletrónico, com o objetivo de tornar as lojas online o mais rentáveis possível. A principal meta desta dissertação é quantificar e compreender a verdadeira influência que algumas dimensões das compras online podem exercer no processo de tomada de decisão dos consumidores. Tendo em consideração este objetivo, foi elaborado um questionário com o propósito de estudar a influência e o impacto que cada dimensão pode ter nos consumidores, e, consequentemente, nas suas intenções de compra. Como parte deste processo, foi conduzida uma análise para testar a validade das hipóteses de pesquisa, através da análise de regressão linear múltipla. Com uma amostra final de 158 participantes, os resultados sugerem que a Expectativa de Desempenho pode ter influência no comportamento do consumidor no contexto do e-commerce, enquanto não há evidências de que as outras variáveis desenvolvidos ao longo deste estudo tenham um impacto positivo nesta última.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectComportamento do consumidor -- Consumer behaviorpor
dc.subjectComércio eletrónico -- E-commercepor
dc.subjectTechnology adoption theoriespor
dc.subjectUTAUTpor
dc.subjectWebsitepor
dc.subjectTeorias de adoção de tecnologiapor
dc.titleConsumer behaviour in e-commercepor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203473655por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestãopor
iscte.subject.odsErradicar a fomepor
iscte.subject.odsÁgua potável e saneamentopor
iscte.subject.odsTrabalho digno e crescimento económicopor
dc.subject.jelD12por
dc.subject.jelD81por
dc.subject.jel1D Microeconomicspor
thesis.degree.departmentDepartamento de Marketing, Operações e Gestão Geralpor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_pedro_sobral_costa.pdf2,08 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.