Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/30913
Autoria: Buisel, Nuno Guerra
Orientação: Crespo, Nuno
Data: 11-Dez-2023
Título próprio: O mercado e o impacto do crédito ao consumo em Portugal no século XXI
Referência bibliográfica: Buisel, N. G. (2023). O mercado e o impacto do crédito ao consumo em Portugal no século XXI [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/30913
Palavras-chave: Consumo -- Consumption
Crédito -- Credit
Endividamento
Incumprimento
Responsabilidade social -- Social responsability
Indebtedness
Noncompliance
Resumo: No presente século, e com as duas grandes crises verificadas durante este período, foi sobretudo a pandemia de Covid-19 que veio trazer novos desafios e novas preocupações, designadamente quanto ao crédito ao consumo e às suas consequências. Neste sentido, o objetivo central desta investigação prende-se com a análise da evolução do crédito concedido aos consumidores nos vários segmentos (pessoal, automóvel e cartões de crédito) e em que medida este mercado tem evoluído em Portugal. Para aprofundamento do estudo, foi realizada uma pesquisa nos relatórios disponibilizados pelas entidades responsáveis por analisar este mercado, como por exemplo o Banco de Portugal, Instituto Nacional de Estatística e Portadata. Com esta investigação conseguiu-se ter uma perceção sobre o impacto do mercado na vida dos portugueses, ao nível financeiro, e também na economia do país. Este estudo permitiu concluir que o crédito ao consumo tem um papel fundamental na vida dos consumidores e na economia portuguesa, criando uma necessidade de controlo e elucidação de funcionamento do mercado, com o objetivo de criar um clima de estabilidade económica e financeira no seio de grande parte das famílias portuguesas.
In the current century, and with the two crises that took place during this period, it was mainly the Covid-19 pandemic that brought new challenges and new concerns, particularly regarding consumer credit and its consequences. In this sense, the main objective of this research is to analyse the evolution of credit granted to consumers in the various segments (personal, car and credit cards) and the extent to which this market has evolved in Portugal. To deepen the study, a survey was carried out in the reports made available by the entities responsible for analyzing this market, such as Banco de Portugal, Instituto Nacional de Estatística and Portadata. With this research it was possible to have a perception about the impact of the market on the lives of the Portuguese, at the financial level, and also on the country's economy. This study led to the conclusion that consumer credit plays a fundamental role in the lives of consumers and in the Portuguese economy, creating a need for control and clarification of how the market works, with the aim of creating a climate of economic and financial stability within most Portuguese families.
Designação do Departamento: Departamento de Economia
Designação do grau: Mestrado em Economia da Empresa e da Concorrência
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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