Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/30793
Autoria: Gomes, Gabriela Escudeiro
Orientação: Costa, Renato
Gonçalves, Rui
Data: 12-Out-2023
Título próprio: The case of in-room technology
Referência bibliográfica: Gomes, G. E. (2023). The case of in-room technology [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/30793
Palavras-chave: New technology
Hospitalidade - -- Hospitality
Inovação -- Innovation
Generation
In-room technologies
Amenities technology
Tendências tecnológicas
Hotelaria -- Hotel industry
Geração
Tecnologias de quarto
Amenities tecnológicos
Resumo: In-room technology has suffered significant changes throughout the years in the hospitality industry. A few studies have proven that this has increased customer satisfaction, due to its effectiveness and efficiency and because of the generation facing the future. A generation that is familiar and surrounded by technological devices makes it difficult for hotels to find a differentiation factor within this concept. Nowadays, hotels are already expected to contain several in-room technologies, due to the engagement people have with their technological devices which are considered indispensable when staying at a hotel. This study contributes to the future of the hospitality industry since it is facing a different reality that is constantly changing and updating, making it hard and costly for these industries, because they need to keep their services up to date, to assure customer satisfaction and loyalty. In conclusion, to explore more about this subject, this research made use of a qualitative approach, interviewing 10 general managers in Portugal, to better understand the role that technology has on their hotels and how they react to new technologies.
A tecnologia dos quartos, considerando o setor da hotelaria, tem vindo a sofrer alterações significativas ao longo dos anos. Alguns estudos provaram que esta tem aumentado a satisfação dos clientes, devido à sua eficácia, eficiência e claro, à geração que enfrenta o futuro. Neste caso, uma geração com bastante conhecimento e conforto em relação às tecnologias, pois a mesma está rodeada de dispositivos tecnológicos, tornando-se assim cada vez mais difícil para os hotéis encontrarem um fator de diferenciação, dentro do conceito da tecnologia. Atualmente, já se espera que os hotéis contenham várias tecnologias no quarto devido à ligação que as pessoas já criaram com estes dispositivos. Este estudo serve para contribuir para o futuro da indústria hoteleira, uma vez que esta enfrenta uma realidade diferente, estando em constante mudança e atualização, tornando-se assim difícil e dispendioso para os hotéis, pois têm de garantir a satisfação e a fidelização dos seus hóspedes. Concluindo, de forma a explorar mais sobre este tema, este estudo utilizou uma abordagem qualitativa, tendo-se entrevistado 10 diretores hoteleiros em Portugal, de modo a compreender melhor o papel que a tecnologia tem nos hotéis e como enfrentam as novas tendências tecnológicas.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Hotelaria e Turismo
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_gabriela_escudeiro_gomes.pdf
  Restricted Access
482,1 kBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.