Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/30771
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNunes, Ana Catarina-
dc.contributor.advisorSilva, Maria Gabriela-
dc.contributor.authorMineiro, Rodrigo Carvalho Gil-
dc.date.accessioned2024-02-01T13:04:21Z-
dc.date.available2024-02-01T13:04:21Z-
dc.date.issued2023-12-18-
dc.date.submitted2023-10-
dc.identifier.citationMineiro, R. C. G. (2023). Efetividade de equipas de estudantes: A influência da diversidade de características de personalidade [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/30771por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/30771-
dc.description.abstractEm meio académico, paulatinamente, o trabalho em equipa tem-se estabelecido como um mecanismo de promoção da aprendizagem e de preparação para a realidade empresarial. Perante isto, é premente compreender as variáveis e os mecanismos que tornam as equipas efetivas. Neste âmbito, um dos temas de relevo é a diversidade de nível profundo, uma forma de diversidade com potencial para induzir efeitos robustos na efetividade das equipas, transmitidos de forma direta ou indireta. Assim, numa abordagem ao nível do grupo (N = 57) que requereu a comprovação da emergência de construtos do nível individual, este trabalho testa o impacto da diversidade de características de personalidade em diferentes critérios de efetividade e a intervenção de mecanismos mediadores nessa relação. A descoberta de maior substância corresponde ao decréscimo na satisfação do grupo que a diversidade em relação à estabilidade emocional, por intermédio da abertura comunicacional, provoca. Apesar dos cuidados metodológicos e estatísticos, a maioria das hipóteses de investigação do estudo não recebeu suporte. Face a isto, as razões que poderão ter conduzido à escassez de resultados são discutidas, de modo que trabalhos posteriores culminem em números de expressividade superior. No final, reconhecendo a importância da temática e deste tipo de abordagem, incentiva-se a condução de estudos congéneres ao presente.por
dc.description.abstractIn academic circles, teamwork has gradually become a mechanism for promoting learning and preparing for the business world. Because of this, there is an urgent need to understand the variables and mechanisms that make teams effective. In this context, one of the most important topics is deep-level diversity, a form of diversity that has the potential to have a significant effect on team effectiveness, whether transmitted directly or indirectly. Thus, in a group-level approach (N = 57) that required proof of the emergence of individual-level constructs, this study assesses the impact of personality diversity on different effectiveness criteria and the role of mediating mechanisms in this relationship. The discovery of greatest meaning corresponds to the decrease in group satisfaction that emotional stability diversity, through communicational openness, causes. Although the study was conducted with care in terms of methodology and statistics, most of its research hypotheses were not supported by the results. Accordingly, the study discusses the possible reasons behind the lack of results, in order to pave the way for future research to produce more insightful findings. In conclusion, further studies similar to this one are encouraged due to the importance of the topic and this particular approach.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAnálise ao nível do grupopor
dc.subjectDiversidade de características de personalidadepor
dc.subjectProcessospor
dc.subjectEstados emergentespor
dc.subjectEfetividadepor
dc.subjectGroup-level analysispor
dc.subjectTeam personality diversitypor
dc.subjectTeam processespor
dc.subjectEmergent statespor
dc.subjectTeam effectivenesspor
dc.titleEfetividade de equipas de estudantes: A influência da diversidade de características de personalidadepor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203469437por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Métodos Analíticos para Gestãopor
iscte.subject.odsEducação de qualidadepor
dc.subject.jelI23por
dc.subject.jelM14por
dc.subject.jel1I Health, education, and welfarepor
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economicspor
thesis.degree.departmentDepartamento de Métodos Quantitativos para Gestão e Economiapor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_rodrigo_gil_mineiro.pdf1,75 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.