Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/30746
Autoria: Lima, Laura
Orientação: Sousa, Cristina de
Data: 21-Nov-2023
Título próprio: O mercado de roupa em segunda-mão como alternativa ao fast-fashion: Perceções, motivações e barreiras relacionadas com a adoção deste padrão de consumo em Portugal
Referência bibliográfica: Lima, L. (2023). O mercado de roupa em segunda-mão como alternativa ao fast-fashion: Perceções, motivações e barreiras relacionadas com a adoção deste padrão de consumo em Portugal [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/30746
Palavras-chave: Indústria da moda
Fast fashion
Economia circular - Circular economy
Roupa em segunda-mão
Padrões de consumo
ODS 12
Fashion industry
Second-hand clothing
Patterns of consumption
SDG 12
Resumo: A Moda é uma das indústrias mais insustentáveis da sociedade contemporânea. As suas consequências ambientais, sociais e económicas são exacerbadas pela própria dimensão da indústria, e pelo seu crescimento exponencial nas últimas décadas. Em alternativa ao modelo de mercado dominante (fast-fashion) existem diversos modelos de economia circular que permitem uma contribuição ativa do consumidor na mitigação dos seus impactes. O presente estudo tem como foco um desses modelos, o mercado de roupa em segunda-mão, numa análise quantitativa dos fatores com maior influência na adoção (ou não) desta prática de consumo em Portugal. Os resultados revelam que o seu consumo é fomentado principalmente pela atratividade dos preços, sendo também um dos principais motivos pelos quais não-consumidores se declaram dispostos a adotar esta prática no futuro. Embora as opiniões e posturas da envolvente social constituam ainda uma potencial barreira, valores relacionados com o Individualismo e a Singularidade têm um potencial efeito positivo na adoção desta prática de consumo, devendo ser consideradas no desenho de estratégias para a sua promoção. O principal motivo para não-comprar roupa em segunda-mão é, para os respondentes, não pensar nessa opção de forma espontânea, bem como a falta de conforto com o uso de roupa já utilizada por outras pessoas. Reforça-se, assim, a necessidade de iniciativas governamentais com vista à divulgação dos diversos formatos de moda circular (e respetivas formas de acesso) atualmente disponíveis, aliadas à promoção da educação dos cidadãos nesta matéria e ao investimento numa estratégia nacional de coleta de roupa.
Fashion is one of the most unsustainable industries in contemporary society. Its environmental, social, and economic consequences are exacerbated by the size of the industry itself, and by its exponential growth in recent decades. As an alternative to the dominant model (fast-fashion), there are several circular economy models that allow the consumer to actively contribute to the mitigation of its impacts. The present study focuses on one of these models, the second-hand clothing market, in a quantitative analysis of the main factors that influence the adoption (or not) of this consumption practice in Portugal. The results reveal that its consumption is mainly encouraged by the attractiveness of the prices, which is also one of the main reasons why non- consumers declare themselves willing to adopt this practice in the future. Although the opinions and attitudes of the social sphere still constitute a potential barrier, values related to Individualism and Singularity have a potentially positive effect on the adoption of this consumption practice and should be considered when designing strategies for its promotion. The main reason for not buying second-hand clothes is, for the respondents, not thinking about this option spontaneously, as well as the lack of comfort with using clothes already used by other people. This reinforces the need for government initiatives aimed at disseminating the various circular fashion formats (and respective forms of access) currently available, combined with promoting citizen education in this matter and investing in a national clothing collection strategy.
Designação do Departamento: Escola de Ciências Sociais e Humanas
Designação do grau: Mestrado em Estudos do Ambiente e da Sustentabilidade
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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