Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/30705
Autoria: Freire, Rafaela Vera Cruz Franco
Orientação: Costa, Cátia Miriam
Data: 23-Nov-2023
Título próprio: De cidade porto a porto tecnológico: O caso de Porto Grande na ilha de São Vicente/Cabo Verde
Referência bibliográfica: Freire, R. V. C. F. (2023). De cidade porto a porto tecnológico: O caso de Porto Grande na ilha de São Vicente/Cabo Verde [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/30705
Palavras-chave: Portos tecnológicos
SIDS
Sustentabilidade -- Sustainability
Economia azul
Eficácia -- Efficiency
Competitividade -- Competitiveness
Smart-Ports
Blue economy
Resumo: Atualmente os portos funcionam como catalisadores da Economia Azul, sendo importantes centros logísticos das cadeias de abastecimento. Os Portos Tecnológicos são a nova aposta no setor portuário funcionando como motores da economia global moderna, impulsionando a eficiência, a inovação e a sustentabilidade. No entanto, sua adoção requer considerações cuidadosas sobre especificidade de quem quer alcançar a tipologia de Porto Tecnológico. Os Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento são particularmente vulneráveis às mudanças climáticas e têm buscado alternativas econômicas sustentáveis, como a Economia Azul, para enfrentar os desafios que lhes são inerentes. A presente tese aborda os desafios enfrentados pelo Porto Grande num contexto de Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (SIDS) na busca pela transformação em um Porto Tecnológico sustentável. Esta transformação requer modernização das infraestruturas portuárias para estimular suas economias e fortalecer sua resiliência climática. Através da análise de projetos futuros pretende-se compreender as valências do Porto Grande perspetivando para Porto Tecnológico, como aplicar tendo em conta as especificidades e quais serão as grandes mudanças a serem feitas e os resultados das mesmas.
Ports act as catalysts for the Blue Economy, being important logistics hubs for supply chains. Smart-Ports are drivers of the modern global economy, driving efficiency, innovation and sustainability. However, their adoption requires careful consideration of the specifics of who wants to achieve the Smart-Ports typology. Small Island Developing States are particularly vulnerable to climate change and have been seeking sustainable economic alternatives, such as the Blue Economy, to address the challenges inherent to them. This thesis addresses the challenges faced by Porto Grande in the context of Small Islands Developing States (SIDS) in its quest to transform itself into a sustainable Smart-Port. This transformation requires the modernization of port infrastructures in order to stimulate their economies and strengthen their climate resilience. Through the analysis of future projects, the aim is to understand Porto Grande's potential as a Technological Port, how to apply it taking into account its specific characteristics and what the major changes to be made will be and the results of these changes.
Designação do Departamento: Escola de Ciências Sociais e Humanas
Designação do grau: Mestrado em Governação e Sustentabilidade do Mar
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_rafaela_franco_freire.pdf
  Restricted Access
1,3 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.