Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/30700
Autoria: Marques, Marta Pimpão
Orientação: Alves, Maria Cláudia
Data: 20-Dez-2023
Título próprio: A pressão da opinião pública digital nas carreiras televisivas: Um estudo de caso
Referência bibliográfica: Marques, M. P. (2023). A pressão da opinião pública digital nas carreiras televisivas: Um estudo de caso [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/30700
Palavras-chave: Televisão -- Television
Opinião pública -- Public opinion
Audiências
Redes sociais online
Carreira televisiva
Audiences
Online social networks
Television career
Resumo: Progredir ou retroceder são trajetórias opostas quando se trata de uma carreira televisiva, nomeadamente no entretenimento. Uma dicotomia que tem adquirido expressão, graças à ampliação da voz da opinião pública, que, com as redes sociais online, se tornou mais visível e emotiva. Aliás, são as caixas de comentários que dão vida aos juízos de valor e avaliações dos programas televisivos e dos seus protagonistas. As opiniões expressas nestas redes permitem medir o sucesso de um programa televisivo, o apoio da audiência e o impacto na carreira individual de um profissional. Quando positivos, fornecem oportunidades, popularidade e profissionalismo; mas, quando negativos, podem ser a chave-mestra da destruição de uma carreira televisiva. As audiências têm, assim, adquirido cada vez mais poder e controlo sobre os programas televisivos, impulsionando os canais a alterar estratégias, para cumprir com as suas solicitações. Tal influencia diretamente o percurso profissional de celebridades e/ou apresentadores, uma vez que são os responsáveis por gerar empatia, conexão e identificação face a um programa. A presente dissertação procura explorar a influência das audiências digitais no percurso laboral de profissionais do entretenimento televisivo português, através do caso de estudo de José Lopes – um antigo apresentador do programa Somos Portugal, da TVI, vítima de uma intensa campanha de comentários negativos que culminou com a sua substituição. Analisaram-se cerca de 1216 opiniões divulgadas nas caixas de comentários da página do Facebook desse canal, através de uma análise linguística de corpus comparativa entre duas épocas, por forma a se traçar a evolução das opiniões da audiência.
Progressing forward or moving backwards are opposite paths when it comes to a television career, especially in the entertainment industry. This dichotomy has gained prominence thanks to the amplification of public opinion, which, with online social media, has become increasingly visible and emotive. The comments sections have, in particular come to breathe life into television programmes and their protagonists, revealing valence judgements and assessments on the part of audiences. The opinions expressed on social media allow for the gauging of the success of a TV programme, audience support, and the impact on an individual professional’s career. When positive, they provide opportunities, popularity, and professionalism. However, when negative, they can be the master key to the destruction of a television career. Audiences have, therefore, gained increasing power and control over television programmes, driving TV broadcasters to change their strategies to meet their demands. This directly influences the professional journey of celebrities and/or presenters since they are responsible for generating empathy, connection, and identification with a programme. This dissertation seeks to explore the influence of digital audiences on the professional trajectory of Portuguese television entertainment professionals, using the case study of José Lopes – a former host of the “Somos Portugal” programme on TVI, who fell victim to an intense campaign of negative comments that resulted in his replacement. Around 1,217 opinions posted in the comment sections of the channel’s Facebook page were analyzed through corpus linguistic analysis comparing two periods to trace the evolution of audience opinions.
Designação do Departamento: Departamento de Sociologia
Designação do grau: Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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