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dc.contributor.advisorMirfakhar, Atieh-
dc.contributor.authorDiogo, Daniel Alexandre Correia-
dc.date.accessioned2024-01-30T10:44:42Z-
dc.date.issued2023-11-23-
dc.date.submitted2023-09-
dc.identifier.citationDiogo, D. A. C. (2023). Playing politics in performance appraisal: Unraveling the intricate role of impression management and the social context [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/30676por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/30676-
dc.description.abstractPerformance management impacts individuals’ careers and, therefore, employees thrive to get higher scores in their performance appraisal. That desire motivates them to engage in political behavior in a way to put themselves in a better position and manipulate raters. Recognizing the political nature of performance appraisal, the social context of those involved in it, particularly supervisors and employees, is a relevant determinant of the employees’ perceptions and reactions to ratings. This study aims to provide an understanding of how the adoption of political actions in impression management (IM) tactics –self-promotion, ingratiation, exemplification, and supplication– impacts the perceptions of politics in performance appraisal (OPPA). Furthermore, I explore the mediating role of the relationship between supervisors and employees (LMX) in that dynamic. A questionnaire was distributed amongst employees prior to completing their performance appraisal (N = 203). Findings show how adopting IM tactics increases OPPA. In addition, LMX's mediating role in that relationship depends on the type of political behavior. LMX offsets the impact of ingratiation, self-promotion, and exemplification on OPPA, while the same does not apply to supplication. It differentiates the so-called positive tactics from the negative tactics, respectively, dictating which ones are most and least relevant in the performance appraisal context.por
dc.description.abstractA gestão de d esempenho afeta as carreiras dos trabalhadores e, por isso, esses procuram obter a melhor avaliação de desempenho possível. Esse objetivo motiva os a adotarem comportamentos políticos de forma a colocarem se numa posição mais favorável e manipularem os avaliadores. Reconhece ndo a natureza política da avaliação de desempenho, o contexto social dos que nessa participam, particularmente supervisores e trabalhadores, é um fator determinante das perceções e reações que os trabalhadores manifestam relativamente às avaliações. Este estudo tem como objetivo compreender como a adoção de comportamentos políticos dentro das denominadas táticas de gestão de impressões (IM) autopromoção, insinuação, exemplificação e suplicação afeta as perceções da existência de política na avaliação de desempenho (OPPA). Adicionalmente, examino o papel mediador da relação entre supervisores e trabalhadores (LMX) nessa dinâmica. Foi distribuído um questionário a trabalhadores antes do período de avaliação de desempenho (N = 203). Os resultados demons tram como a adoção de táticas de gestão de impressão aumentam as perceções da existência política na avaliação de desempenho. Ainda, a mediação da relação entre supervisores e colaboradores depende do tipo de comportamento político. Essa relação contrabala nça o efeito que a autopromoção, insinuação e exemplificação têm nas perceções de política, enquanto o mesmo não se aplica à suplicação. Há, assim, a diferenciação entre as táticas positivas e as táticas negativas, respetivamente, apontando quais são as ma is e menos relevantes no contexto da avaliação de desempenho.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectOrganizational politicspor
dc.subjectAvaliação do desempenho -- Performance evaluationpor
dc.subjectImpression managementpor
dc.subjectLeader-member exchangepor
dc.subjectPolítica organizacionalpor
dc.subjectGestão de impressãopor
dc.subjectLMXpor
dc.titlePlaying politics in performance appraisal: Unraveling the intricate role of impression management and the social contextpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203466187por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Recursos Humanos e Consultadoria Organizacionalpor
dc.date.embargo2024-11-22-
iscte.subject.odsEducação de qualidadepor
iscte.subject.odsTrabalho digno e crescimento económicopor
iscte.subject.odsReduzir as desigualdadespor
dc.subject.jelL29por
dc.subject.jelM54por
dc.subject.jel1L Industrial organizationpor
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economicspor
thesis.degree.departmentDepartamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacionalpor
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