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http://hdl.handle.net/10071/30647
Autoria: | Fernandes, Ana Margarida de Matos |
Orientação: | Loureiro, Sandra Maria Correia Nascimento, Jorge |
Data: | 6-Nov-2023 |
Título próprio: | How does consumers' self-expressed behavior translate into actual behavior when it comes to sustainable products and what are the main triggers |
Referência bibliográfica: | Fernandes, A. M. de M. (2023). How does consumers' self-expressed behavior translate into actual behavior when it comes to sustainable products and what are the main triggers [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/30647 |
Palavras-chave: | Sustentabilidade -- Sustainability Green purchase behavior Theory of planned behavior Intention behavior gap Embalagem -- Packing Compra de produtos sustentáveis Teoria do comportamento planeado Lacuna entre intenção e comportamento |
Resumo: | Due to the environmental crisis the world has been facing, the demand for green products
has grown, which in turn makes brands change how they produce and how they market
their products. In the existing literature, many different studies can be found related to
green consumption and how consumers view green products, along with what pushes
them to buy these products. This study aims to understand the triggers that make
consumers buy green products, helping bridge the existing problem of consumers wanting
to buy green products, but not going through with this decision.
There are three phases of this thesis: the first, is a qualitative analysis, two focus
groups, with individuals from different backgrounds and of different demographics, with
the aim of understanding how consumers view green products and what are the main
triggers and barriers of their purchasing behavior. Next, a quantitative study was
conducted, by using an online survey that explored the consumption of green personal
hygiene products of consumers and if the studied variables were triggers toward this
behavior. The final phase, a qualitative study, via individual interviews, with the goal of
understanding the significant but negative relationship between Packaging and Green
Purchase Behavior was conducted.
After analyzing the data, it was possible to conclude that Environmental Value and
Attitude have a big influence on Intention but, however, Intention has no significant
impact on Green Purchase Behavior. The effect of Subjective Norms and Perceived
Consumer Effectiveness on Willingness to pay has also been proven, which in turn
positively affects Green Purchase Behavior. Finally, it was confirmed that Packaging and
Past Behavior have a big influence on Green Purchase Behavior, with Willingness to pay
having a significant but small effect on Green Purchase Behavior too. Devido à crise ambiental que o mundo tem enfrentado, a procura de produtos sustentáveis tem aumentado, o que, por sua vez, faz com que as marcas mudem a forma como produzem e comercializam os seus produtos. Na literatura existente, é possível encontrar estudos diferentes relacionados com o consumo sustentável e a forma como os consumidores veem os produtos sustentáveis, bem como o que os leva a comprar esses produtos. Este estudo tem como objetivo compreender os fatores que levam os consumidores a comprar produtos sustentáveis, ajudando a resolver o problema existente de os consumidores quererem comprar produtos ecológicos, mas não levarem a cabo essa decisão. Este estudo tem três fases: a primeira é uma análise qualitativa, dois focus groups, com indivíduos de diferentes origens e de diferentes demografias, com o objetivo de compreender como os consumidores veem os produtos amigos do ambiente e quais são os principais gatilhos e barreiras do seu comportamento de compra. De seguida, foi realizado um estudo quantitativo, através de um inquérito online, que explorou os hábitos de consumo de produtos de higiene pessoal sustentável dos consumidores e se o as variáveis estudadas eram fatores desencadeadores desse comportamento. Na fase final, foi realizado um estudo qualitativo, através de entrevistas individuais, com o objetivo de compreender a relação significativa, mas negativa, entre a variável Embalagem e o Comportamento de Compra Sustentável. Após a análise dos dados, foi possível chegar à conclusão de que, embora o Valor Ambiental e a Atitude tenham um impacto significativo na Intenção, esta não tem um impacto significativo no Comportamento de Compra Sustentável. Além disso, há evidências de que as normas subjetivas e a eficácia percebida pelo consumidor na disponibilidade para pagar têm um impacto positivo no comportamento de compra sustentável. Por fim, foi confirmado que a embalagem e o comportamento anterior de compra sustentável têm um impacto significativo no comportamento de compra sustentável, embora a vontade de pagar tenha um impacto pequeno. |
Designação do Departamento: | Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral |
Designação do grau: | Mestrado em Marketing |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Restrito |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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