Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/30639
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMarques, Catarina Maria-
dc.contributor.authorGondar, Bianca Veiga-
dc.date.accessioned2024-01-26T15:36:29Z-
dc.date.available2024-01-26T15:36:29Z-
dc.date.issued2023-11-10-
dc.date.submitted2023-10-
dc.identifier.citationGondar, B. V. (2023). Douro cruises experiences: The mediating role of co-creation in revisit intention [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/30639por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/30639-
dc.description.abstractConsumers are increasingly demanding in their choices. In line with the competitive nature of the tourism, companies must adopt procedures and policies that enable them to understand consumers' needs in order to provide them with a service that meets their requirements. This study aims to understand the impact of co-creation on revisit intention in tourism services, especially on the Douro cruises. In this sense, we seek to understand which variables of the cruise experience influence not only the cruisers intention to revisit but also their co-creation experience and how the last one may influence the intention to return as well. In the scope of the study, questionnaires were carried out, applied at the end of the excursions that tourists made, having as departure and arrival point the Gaia pier. A sample of 264 visitors was surveyed between April and June 2023. The study demonstrates the influence of the four components of the cruise experience on co-creation and revisit intention as well as how co-creation assumes a mediating role. However, the study showed that only two of the variables influence co-creation and this one adopts a mediator role in the relationship between the experience economy model and revisit intention. The latter is only influenced by one variable of the model. This research contributes to the topic of co-creation and revisit intention in the cruise sector in Douro region, in which it is a recent topic in the literature, as well as having a significant contribution to the application in business strategies.por
dc.description.abstractOs consumidores estão cada vez mais exigentes nas suas escolhas. O carácter competitivo do turismo obriga a que as empresas adotem procedimentos e políticas que lhes permitam compreender as necessidades dos consumidores, de forma a prestar-lhes um serviço que satisfaça os seus requisitos. Este estudo tem como objetivo compreender o impacto da co-criação na intenção de revisita em serviços turísticos, nomeadamente nos cruzeiros no Douro. Neste sentido, procuramos compreender a influência da cocriação na intenção de revisita e quais as variáveis da experiência do cruzeiro que influenciam a intenção de revisitar e da experiência de co-criação dos turistas. No âmbito do estudo, foram realizados questionários, aplicados no final das excursões que os turistas efetuaram, tendo como ponto de partida e chegada o cais de Gaia. Foi inquirida uma amostra de 264 visitantes, entre abril e junho de 2023. O estudo demonstra a influência das quatro componentes da experiência de cruzeiro na co-criação e na intenção de revisita e de que forma co-criação assume um papel mediador. No entanto, o estudo demonstrou que apenas duas das variáveis influenciam a co-criação, e esta demonstra apoio na relação entre o modelo de economia da experiência e a intenção de revisita. Esta última é apenas influenciada por uma variável do modelo. Esta investigação contribui para o tema da co-criação e intenção de revisitar no sector dos cruzeiros na região do Douro, em que é um tema recente na literatura, bem como tem um contributo significativo para a aplicação em estratégias empresariais.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsembargoedAccesspor
dc.subjectCo-creation experiencepor
dc.subjectCruise experiencepor
dc.subjectDouro cruisespor
dc.subjectExperience economy modelpor
dc.subjectRevisit intentionpor
dc.subjectCo-criaçãopor
dc.subjectExperiência de cruzeiropor
dc.subjectCruzeiros no Douropor
dc.subjectModelo de economia da experiênciapor
dc.subjectIntenção de revisitapor
dc.titleDouro cruises experiences: The mediating role of co-creation in revisit intentionpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203464443por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Hotelaria e Turismopor
dc.date.embargo2025-11-10-
dc.subject.jelL83por
dc.subject.jelD83por
dc.subject.jelC12por
dc.subject.jel1L Industrial organizationpor
dc.subject.jel1D Microeconomicspor
dc.subject.jel1C Mathematical and quantitative methodspor
thesis.degree.departmentDepartamento de Marketing, Operações e Gestão Geralpor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_bianca_veiga_gondar.pdf
  Restricted Access
1,77 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.