Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/30637
Autoria: Pina, Mariana Azemel Correia
Orientação: Pissarra, João José da Silva
Data: 30-Nov-2023
Título próprio: Ética e códigos de conduta no setor do retalho
Referência bibliográfica: Pina, M. A. C. (2023). Ética e códigos de conduta no setor do retalho [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/30637
Palavras-chave: Ética -- Ethics
Qualidade ética
Código de conduta -- Code of conduct
Preditor
Stakeholders
Ethical quality
Predictor
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo avaliar a qualidade ética percecionada dos códigos de conduta no setor do retalho em Portugal, tendo em conta certos atributos associados à mesma. Desta forma, pretende-se saber detalhadamente quais são os preditores da qualidade ética e de que forma contribuem para a qualidade ética de um código de conduta. O estudo é de natureza exploratória com recurso a uma metodologia quantitativa correlacional e qualitativa dos quais os dados foram obtidos em dois momentos, através de um questionário e de um guião de entrevista. No questionário participaram cerca de 6 juízes pertencentes em grande parte à faixa etária dos 20 anos. Relativamente à entrevista, participaram 16 trabalhadores da empresa com uma média de idades de 35 anos. Os resultados obtidos concluíram que a relação com as partes interessadas e o ROE de uma empresa são os principais preditores da qualidade ética percecionada dos códigos de conduta analisados. As empresas reconhecem que o código de conduta é uma ferramenta estratégica com o qual consegue ganhar a confiança dos seus stakeholders. Uma empresa que apresente um ROE elevado consegue gerar mais crescimento e, eventualmente mais cuidado na elaboração e implementação do código de que adota. Com a realização do estudo, foi possível perceber que as empresas retalhistas portuguesas, apesar de apresentarem resultados bastantes razoáveis e homogéneos, ainda têm um longo caminho pela frente no que toca ao sentido prático do código em toda a sua empresa e stakeholders.
This dissertation aims to analyse the perceived ethical quality of codes of conduct in the retail sector in Portugal, considering certain attributes associated with it. The aim is to find out in detail what the predictors of ethical quality are and how they contribute to the quality of a code of conduct. The study is exploratory in nature, using a quantitative correlational and qualitative methodology, from which data was obtained in two stages, through a questionnaire and an interview script. About 6 judges took part in the questionnaire, most of whom were in their 20s. Regarding the interview, 16 of the company's employees took part, with an average age of 35. The results concluded that the relationship with stakeholders and a company's ROE are the main predictors of the ethical quality of a code of conduct. Regarding the first predictor, the top management of larger companies recognises the importance of stakeholder relations and that the code of conduct is a strategic tool with which the company can gain the trust of stakeholders and the local community. A company with a high ROE can generate more growth and, possibly, more care in drawing up and implementing the code it adopts. The study shows that Portuguese retail companies, despite presenting very reasonable and homogeneous results, still have a long way to go when it comes to the practical meaning of the code throughout their company and its stakeholders.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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