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http://hdl.handle.net/10071/3062
Autoria: | Lopes, Joana Branco Gonçalves |
Orientação: | Barreto, Maria Antónia |
Data: | 2010 |
Título próprio: | A educação para o desenvolvimento: o potencial do voluntariado para a cooperação - o projecto Nô Djunta Mon |
Referência bibliográfica: | LOPES, Joana Branco Gonçalves - A educação para o desenvolvimento: o potencial do voluntariado para a cooperação - o projecto Nô Djunta Mon [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2010. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/3062>. |
Palavras-chave: | Educação para o desenvolvimento Voluntariado Cooperação Organizações não-governamentais Desenvolvimento Cidadania global Development education Volunteering Cooperation Development Non-governmental organizations Global citizenship |
Resumo: | A necessidade do fortalecimento de uma parceria global pelo desenvolvimento que enfrente os desafios actuais da globalização trouxe novas exigências à cidadania, nomeadamente no que toca às questões da cooperação e do desenvolvimento. Em Portugal, ao nível da sociedade civil, são as Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento que mais têm levado estas questões às cidadãs e aos cidadãos, através de uma das suas áreas prioritárias de intervenção: a Educação para o Desenvolvimento (ED).
Neste sentido, este estudo tem como principal objectivo contribuir para um maior conhecimento e reflexão sobre a ED, nomeadamente no entendimento da medida em que o Voluntariado para a Cooperação com ela se relaciona e até que ponto a promove.
Através do projecto “Nô Djunta Mon” (NDM) e das entrevistas realizadas aos jovens voluntários, conseguimos compreender que a oportunidade de integrarem um projecto de Voluntariado para a Cooperação despertou neles uma maior consciência crítica sobre o mundo e as suas interdependências, motivando uma maior vontade para agirem enquanto cidadãos globais. No entanto, essa vontade não assume um carácter de acção política e não estão a ser activados mecanismos efectivos de sensibilização, advocacy ou lóbi da opinião pública e junto do poder político, estratégias que a ED prevê.
Assim sendo, a análise permitiu-nos concluir que o Voluntariado para Cooperação pode dar respostas significativas aos desígnios da Educação para o Desenvolvimento, embora de forma limitada. The need to strengthen a global partnership for development which addresses the current challenges of globalization has brought about new demands for citizenship, particularly in what cooperation and development are concerned. In Portugal, the Non-Governmental Development Organizations are the main actors of civil society responsible for bringing these issues to the public, through one of their priority areas of intervention: the Development Education (DE). The purpose of this study is precisely to promote greater knowledge and reflection on DE, namely by understanding the extent to which the experience of Volunteering for Cooperation is linked to DE and can be used to promote it. Through the project "Nô Djunta Mon" (NDM) and interviews carried out with the young volunteers, we concluded that the participation in a project of Volunteering for Cooperation awakened in them an increased critical awareness about the world and its interdependencies, prompting a greater willingness to act as global citizens. However, this does not translate into political action nor does it activate the effective means to implement advocacy and lobbying or raising public awareness, which are strategies that the DE foresees. Therefore, this analysis allowed us to conclude that projects of Volunteering for Cooperation can provide meaningful answers to the goals of DE, although to a limited extent. |
Designação do grau: | Mestrado em Desenvolvimento, Diversidades Locais e Desafios Mundiais |
Acesso: | Acesso Restrito |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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