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dc.contributor.advisorLoureiro, Sandra Maria Correia-
dc.contributor.authorPé-Curto, António de Jesus Cheira-
dc.date.accessioned2024-01-25T15:03:08Z-
dc.date.issued2023-10-09-
dc.date.submitted2023-05-
dc.identifier.citationPé-Curto, A. de J. C. (2023). Repatronage intentions: The role of perceived quality, commitment and psychological ownership on wine tourism [Tese de doutoramento, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/30605por
dc.identifier.isbn978-989-781-845-5por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/30605-
dc.description.abstractThe main research objective of this thesis is to analyze the relationship between psychological ownership and repatronage intentions considering commitment as a mediator and quality as moderator. This thesis starts by exploring the field of wine tourism and hospitality through a systematic literature review, utilizes a text-mining approach to analyze 236 articles, and identifies the most commonly used theories, constructs, and emerging topics in the field. The study found that quantitative approaches and well-known theories from psychology, sociology, and economics are often employed in wine tourism and hospitality research. Next, the thesis focuses on the Portuguese tourism experience and aims to identify the factors that most affect overall satisfaction and behavioral intentions toward the destination. Through a survey with 892 international traveler’s departing from Lisbon International Airport, the study found that sun and beach were the main motivators for visiting Portugal, and gastronomy and wine had a significant impact on satisfaction. Finally, the thesis investigates the impact of psychological ownership and the quality of alternatives on commitment and repatronage intentions toward wineries. Data from 574 wine tourists were analyzed, and the study found that investing in oneself and intimate knowledge positively and directly affects psychological ownership, which in turn influences commitment towards the winery. Additionally, the quality of alternatives was discovered to moderate the relationship between commitment and repatronage intentions. This study contributes to the field by utilizing psychological ownership theory to anticipate wine consumers' repatronage intentions and provides valuable insights for winery managers to improve visitors’ satisfaction and increase repatronage intentions. Overall, this thesis provides a comprehensive understanding of wine tourism and hospitality, identifies areas for future research, and offers practical implications for the wine industry.por
dc.description.abstractO principal objetivo de pesquisa desta tese é analisar a relação entre posse psicológica e intenções de repatronagem, considerando o comprometimento como mediador e a qualidade como moderador. Esta tese começa por explorar o sector do enoturismo e hospitalidade através de uma revisão sistemática da literatura, utilizando uma abordagem de mineração de textos para analisar 236 artigos e identificar as teorias, construtos e tópicos emergentes mais comumente utilizados nesta área. O estudo constatou que abordagens quantitativas e teorias bem conhecidas da psicologia, sociologia e economia são frequentemente empregadas na pesquisa de enoturismo e hospitalidade. Em seguida, o estudo concentrou-se na experiência turística portuguesa e teve como objetivo identificar os fatores que mais afetam a satisfação geral e as intenções comportamentais em relação ao destino. Através de uma pesquisa com 892 viajantes internacionais que partiam do Aeroporto Internacional de Lisboa, o estudo constatou que o sol e a praia são os principais motivadores para visitar Portugal, e a gastronomia e o vinho têm um impacto significativo na satisfação. Por fim, o estudo investiga o impacto da posse psicológica e da qualidade das alternativas no comprometimento e nas intenções de repatronagem em relação às vinícolas. Os dados de 574 enoturistas foram analisados, e o estudo constatou que o self investment e o intimate knowledge afetam positiva e diretamente a posse psicológica, que por sua vez influencia o comprometimento com a vinícola. Além disso, descobriu-se que a qualidade das alternativas modera a relação entre comprometimento e intenções de repatronagem. Este estudo contribui para o campo utilizando a teoria da posse psicológica para antecipar as intenções de repatronagem dos consumidores de vinho e oferece insights valiosos para os gerentes de vinícolas melhorarem a satisfação dos visitantes e aumentarem as intenções de repatronagem. Em geral, esta tese fornece uma compreensão abrangente do enoturismo e hospitalidade, identifica áreas para pesquisas futuras e oferece implicações práticas para a indústria do vinho.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectWine tourismpor
dc.subjectRepatronage intentionspor
dc.subjectPsychological ownershippor
dc.subjectCommitmentpor
dc.subjectQuality of alternativespor
dc.subjectSatisfactionpor
dc.subjectEnoturismopor
dc.subjectIntenções de repatronagempor
dc.subjectPosse psicológicapor
dc.subjectCompromissopor
dc.subjectQualidade das alternativaspor
dc.subjectSatisfaçãopor
dc.titleRepatronage intentions: The role of perceived quality, commitment and psychological ownership on wine tourismpor
dc.typedoctoralThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid101588992por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameDoutoramento em Gestãopor
dc.date.embargo2025-04-09-
dc.subject.jelM31por
dc.subject.jelZ32por
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economicspor
dc.subject.jel1Z Other special topicspor
thesis.degree.departmentDepartamento de Marketing, Operações e Gestão Geralpor
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