Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/30583
Autoria: Tokkozhina, Ulpan
Orientação: Martins, Ana Lúcia
Ferreira, João C.
Data: 12-Jul-2023
Título próprio: Overcoming challenges of supply chain management: Contributions from Blockchain technology
Referência bibliográfica: Tokkozhina, U. (2022). Overcoming challenges of supply chain management: Contributions from Blockchain technology [Tese de doutoramento, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/30583
Palavras-chave: Supply chain management
Blockchain technology
Challenges
Systematic literature review
Qualitative research
Quantitative research
Gestão da cadeia de abastecimento
Tecnologia blockchain
Desafios
Revisão sistemática da literatura
Investigação qualitativa
Investigação quantitativa
Resumo: The interest towards digital solutions for supply chain management (SCM) grows constantly, and one of potential technologies that seems promising to bring SCM improvements is blockchain technology (BCT). The purpose of this research is to investigate the main challenges that supply chains (SCs) face nowadays and assess the ability of BCT in serving SCs and overcoming potential challenges with its technological features. In pursuing its purpose, this research is developed around three studies and applies a variety of methodological approaches. Study 1 introduced three dimensions of BCT implementation in SCM using a systematic literature review. Interrelated and overlapping areas of ‘operations and processes’, ‘supply chain relationships’, and ‘innovation and data access’ were detected, which found to be leading to synergetic and counter-synergetic effects in the SC. Study 2 explored international views of early adopters of BCT in SC practices, as well as technology consultants through semi-structured interviews. It revealed the joint views of both groups: BCT holds the ability to speed up SC processes through decentralisation, thus decreasing human errors and reducing paperwork. However, technology consultants highlight the need to increase BCT awareness levels to reduce misconceptions and motivate initiatives towards open-access networks. Study 3 investigated a single multi-tier SC that adopted BCT through a mixed-method approach, revealing differences in motivation for BCT adoption across tiers, and showing a clear interest of final consumers in obtaining products’ traceability information, leading to higher purchase intentions. The research ends with an integrated discussion of the contributions from each of the three studies.
O interesse por soluções digitais para a gestão da cadeia de abastecimento (GCA) é crescente e uma das tecnologias que parece promissora para trazer melhorias à GCA é a tecnologia de blockchain (BCT). O objetivo desta pesquisa é investigar os principais desafios e restrições que as cadeias de abastecimento (CAs) enfrentam atualmente e avaliar a possibilidade da BCT servir as CAs e suavizar os desafios destas com as suas características tecnológicas. Na prossecução deste objetivo, esta investigação é desenvolvida em torno de três estudos e aplica uma variedade de abordagens metodológicas - revisão sistemática da literatura, métodos qualitativos e quantitativos. O estudo 1 introduziu três dimensões da implementação da BCT na GCA, utilizando uma revisão sistemática da literatura. Foram detetadas áreas inter-relacionadas e sobrepostas de "operações e processos", "relações na cadeia de fornecimento", e "inovação e acesso a dados", que se verificou estarem a levar a efeitos sinergéticos e contra sinergéticos na CA. O estudo 2 explorou as opiniões internacionais de utilizadores iniciais de BCT na CA, bem como consultores de tecnologia através de entrevistas semi-estruturadas. O estudo revelou os pontos de vista conjuntos de ambos os grupos: a BCT detém a capacidade de acelerar os processos ao longo da CA através de descentralização, diminuindo assim os erros humanos e reduzindo a burocracia. No entanto, os consultores de tecnologia salientam a necessidade de aumentar os níveis de sensibilização sobre BCT para reduzir equívocos e motivar iniciativas para avançar para redes de acesso aberto. O estudo 3 investigou o caso de uma CA multinível que adotou BCT, através de uma abordagem de método misto, revelando diferenças na motivação para a adoção da BCT em diferentes níveis e mostrando um claro interesse dos consumidores finais em obter informações de rastreabilidade dos produtos, levando isto a maiores intenções de compra. A investigação termina com uma discussão integrada dos contributos de cada um dos três estudos.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Doutoramento em Gestão
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Embargado
Aparece nas coleções:T&D-TD - Teses de doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
phd_ulpan_tokkozhina.pdf
  Restricted Access
3,15 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons