Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/30557
Autoria: Varela, Nicole Alexandra Claro
Orientação: Marques, Susana Maria dos Santos Henriques
Data: 12-Dez-2023
Título próprio: Comportamento do consumidor: Produtos sustentáveis em tempos de crise económica
Referência bibliográfica: Varela, N. A. C. (2023). Comportamento do consumidor: Produtos sustentáveis em tempos de crise económica [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/30557
Palavras-chave: Sustentabilidade -- Sustainability
Produtos sustentáveis
Crise económica -- Economic crisis
Comportamento do consumidor -- Consumer behavior
Sustainable products
Resumo: Os produtos sustentáveis, têm demonstrado uma tendência contínua e crescente, pois há cada vez mais indivíduos com preocupações e conscientização sobre a temática das alterações climáticas, da sustentabilidade e com o intuito de fazer a diferença. Este tipo de comportamento é essencial de maneira a garantir que as necessidades atuais são respondidas, sem colocar em questão as necessidades futuras. Os produtos sustentáveis alimentares, são os mais adquiridos pelo consumidor português e é importante compreender quais os fatores que demonstram maiores riscos para o consumo destes produtos. O foco da presente tese passa por compreender se a crise económica apresenta um risco para o comportamento do consumidor, mais especificamente, no que diz respeito a produtos alimentares sustentáveis, sendo que vão ser avaliadas variáveis como a conscientização e preocupação, a disponibilidade, a geração, a intenção de compra, o preço e a crise económica em Portugal. A fim de analisar as mesmas foi realizada uma recolha de dados através de um método quantitativo (questionário), que teve por base 6 hipóteses, formuladas a partir da revisão da literatura. Neste sentido, foi utilizado o software estatístico SPSS (Statistical Package for the Social Sciences), versão 28.0.0, para uma compreensão mais aprofundada das correlações entre variáveis, por meio de testes não paramétricos, mais especificamente o teste da razão de verossimilhanca. Posto isto, os resultados apurados demonstraram que tanto a conscientização e preocupação sobre a temática da sustentabilidade, como a geração, podem influenciar o comportamento do consumidor na aquisição de produtos sustentáveis.
Sustainable products are proving to be an ongoing and growing trend, as more and more people are concerned and aware of the issue about climate change, sustainability and making a difference. This type of behavior is essential in order to ensure that current needs are met, without calling future needs into question. Sustainable food products are the ones most commonly purchased by portuguese consumers and it is important to understand which factors show the highest risks for the consumption of these products. The focus of this thesis is to understand whether the economic crisis presents a risk to the consumer behavior, more specifically for sustainable food products. Variables such as awareness and concern, availability, generation, purchase intention, price and the economic crisis in Portugal will be evaluated. In order to analyze this, data was collected using a quantitative method (questionnaire), based on 6 hypotheses formulated from the literature review. The statistical software SPSS (Statistical Package for the Social Sciences), version 28.0.0, was used to gain a deeper understanding of the correlations between variables, using non-parametric tests, specifically the likelihood ratio test. Therefore, the results show that both awareness and concern about sustainability and generation can influence consumer behavior when it comes to purchasing sustainable products.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_nicole_claro_varela.pdf
  Restricted Access
2,02 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.