Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/30553
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPereira, Renato Telo de Freitas Barbosa-
dc.contributor.authorSimões, Beatriz Malés-
dc.date.accessioned2024-01-23T16:00:10Z-
dc.date.issued2023-12-19-
dc.date.submitted2023-10-
dc.identifier.citationSimões, B. M. (2023). Governance: A chave para o sucesso das empresas familiares [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/30553por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/30553-
dc.description.abstractAs Empresas Familiares proporcionam um ambiente muito próprio e complexo, com características únicas, que lhes conferem vantagens competitivas incomparáveis. Em todo o mundo estas empresas representam uma proporção muito grande, entre 70% a 90% das empresas são familiares. O mesmo cenário é representativo do que acontece em Portugal, com um peso enorme sobre o PIB nacional. A literatura defende que as estratégias de governance que uma empresa adota, têm reflexos importantes no sucesso da mesma. A implementação de políticas que ajudem a gerir a relação familiar e empresarial é fundamental para clarificar a posição de cada trabalhador e familiar dentro da organização. Neste sentido, recorreu-se a um estudo de caso múltiplo, através da realização de uma entrevista a duas Empresas Familiares, com o intuito de perceber como a empresa está organizada. O objetivo é interpretar as estratégias de governance que cada uma está a implementar para evitar o conflito familiar e maximizar os resultados da mesma. O propósito com este estudo é perceber as principais decisões com impacto em cada organização, analisar as estratégias de governance que são comuns às duas empresas em estudo e propor recomendações para práticas que contribuem para a sua eficácia e sucesso.por
dc.description.abstractFamily Enterprises deliver a quite distinct and complex atmosphere, with unique characteristics, which provides them incomparable competitive advantages. These enterprises represent a large portion worldwide, between 70% and 90% are family businesses. The same scenario is representative of Portugal’s reality, with a huge weight in national GDP. Literature argues that the governance strategies the company adopts, have a great impact on the business’s success. The implementation of policies that assist the management of both family and entrepreneur relationships are crucial to clarify each employee and family member’s position within the organization. Thus, resorted to a multiple case study, conducting interviews with two Family Enterprises, aiming to have a better understanding of how the company is organized. The purpose is to interpret the governance strategies each of them is implementing, to avoid family conflicts and maximize the profits. The present study aims to have a more accurate comprehension of the main decisions that impact each organization, the analysis of governance strategies present in both companies and suggest recommendations for practices that contribute to effectiveness and success.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectEmpresa familiar -- Family businesspor
dc.subjectGovernancepor
dc.subjectSucesso empresarial -- Entrepreneurial successpor
dc.subjectConflito -- Conflictpor
dc.subjectEstratégiaspor
dc.subjectSucessão -- Successionpor
dc.subjectStrategiespor
dc.titleGovernance: A chave para o sucesso das empresas familiarespor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203460952por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Economia da Empresa e da Concorrênciapor
dc.date.embargo2026-12-18-
iscte.subject.odsEducação de qualidadepor
iscte.subject.odsTrabalho digno e crescimento económicopor
iscte.subject.odsReduzir as desigualdadespor
dc.subject.jelG30por
dc.subject.jelM10por
dc.subject.jel1G Financial economicspor
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economicspor
thesis.degree.departmentDepartamento de Marketing, Operações e Gestão Geralpor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_beatriz_males_simoes.pdf
  Restricted Access
626,48 kBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.