Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/30515
Autoria: Domingos, Catarina
Orientação: Santos, Susana
Data: 18-Dez-2023
Título próprio: O impacto de influenciadoras digitais do Instagram na luta feminista: A posição dos/as seguidores/as no consumo de conteúdo feminista
Referência bibliográfica: Domingos, C. (2023). O impacto de influenciadoras digitais do Instagram na luta feminista: A posição dos/as seguidores/as no consumo de conteúdo feminista [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/30515
Palavras-chave: Media sociais -- Social media
Instagram
Feminismo
Influenciadores digitais -- Digital influencers
Feminism
Resumo: O presente trabalho trata as redes sociais, influenciadores e influenciadoras digitais e feminismo, tendo como objetivo compreender de que forma as influenciadoras digitais feministas conseguem impactar quem as segue, focando a análise na perspetiva dos/as seguidores/as. Para tal, foi usado o inquérito por questionário como técnica de recolha de dados, tratando-se, portanto, de um estudo de natureza quantitativa. O questionário foi desenvolvido e administrado através da plataforma Qualtrics, disponibilizada pelo ISCTE-IUL. A amostra reúne seguidores e seguidoras de influenciadoras digitais feministas na rede social Instagram em Portugal que, voluntariamente, disponibilizaram-se a participar no estudo. Não se tratando de uma amostra representativa da população, não se podem aplicar generalizações a este trabalho. Os resultados obtidos através da análise dos dados mostram que as influenciadoras digitais feministas, seguidas pelas pessoas pertencentes à nossa amostra, podem impactar de forma positiva a sua audiência, face a questões relacionadas com feminismo, através da produção de conteúdo informativo, inspirador e oferecendo recomendações, conseguindo influenciar, também, a opinião e o comportamento do seu público.
This work focuses on social media, digital influencers, and feminism, aiming do understand how feminist digital influencers can impact those who follow them, focusing the analysis from the perspective of their followers. To this end, a questionnaire survey was used as a data collection technique, which makes this, therefore, a quantitative study. The questionnaire was developed and administered through the Qualtrics online platform, provided by ISCTE-IUL. The sample brings together followers of feminist digital influencers on the social network Instagram in Portugal who voluntarily made themselves available to participate in this study. As this is not a representative sample of the population, generalizations cannot be applied to this work. The results obtained through data analysis show that feminist digital influencers, followed by people belonging to our sample, can positively impact their audience, facing issues related to feminism, through the creation of informative, inspiring content and offering recommendations, also managing to influence the opinion and behavior of their audience.
Designação do Departamento: Departamento de Sociologia
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Novos Media
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_catarina_david_domingos.pdf1,42 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.