Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/30488
Author(s): Cristina, Daniela Pereira
Advisor: Mendes, Pedro Alexandre Aguiar
Botelho, Pedro Viana
Date: 28-Nov-2023
Title: Integração da estação na cidade
Reference: Cristina, D. P. (2023). Integração da estação na cidade [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/30488
Keywords: Estação de comboio
Linha férrea
Permeabilidade
Requalificação urbana -- Urban requalification
Espaço público
Caldas da Rainha
Train station
Railway line
Permeability
Public space
Abstract: A Linha do Oeste, no passado, impulsionou o crescimento de Caldas da Rainha, mas hoje age como uma barreira divisória na cidade. Espera-se que as futuras obras de eletrificação, planejadas no âmbito do PNI2030, revitalizem a ferrovia a nível nacional. Neste contexto, este estudo visa integrar a estação à cidade, criando uma nova centralidade para superar as descontinuidades urbanas. Realizou-se uma análise à cidade, da qual se desenvolveu uma estratégia de intervenção. Foi feita uma investigação sobre articulação urbana e exemplos arquitetónicos que resolvessem as problemáticas encontradas, assim como experimentos práticos com desenhos e maquetes que conduziram à solução final apresentada. O resultado inclui um conjunto de intervenções que estabelecem uma conexão contínua do centro histórico à estação e às áreas menos atraentes, a fim de melhorar o funcionamento da cidade. Essas soluções podem ser aplicadas em outras cidades portuguesas, abordando problemas urbanos contemporâneos, como a integração da estação com a cidade, redução do impacto do automóvel, melhoria dos espaços públicos e aumento da vegetação, para atender às necessidades associadas às mudanças climáticas.
The “linha do Oeste”, in the past, contributed to the growth of Caldas da Rainha, but today it acts as a dividing barrier in the city. It is expected that future electrification works, planned under the PNI2030, will revitalize the railway at the national level. In this context, this study aims to integrate the station with the city, creating a new centrality to overcome urban discontinuities. An analysis of the city was conducted, from which a intervention strategy was developed. Research on urban articulation and architectural examples that addressed the identified issues was undertaken, along with practical experiments involving drawings and models that led to the final solution presented. The outcome comprises a series of interventions that establish a continuous connection from the historic center to the station and less attractive areas, with the goal of enhancing the city’s functionality. These solutions can be applied in other Portuguese cities, tackling contemporary urban issues such as station-city integration, reducing the impact of automobiles, improving public spaces, and increasing greenery to meet the needs associated with climate change.
Department: Departamento de Arquitetura e Urbanismo
Degree: Mestrado Integrado em Arquitetura
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
master_daniela_pereira_cristina_a.pdfvertente teórica37,5 MBAdobe PDFView/Open
master_daniela_pereira_cristina_b.pdfvertente gráfica15,64 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.