Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/30476
Autoria: Ilha, João Eduardo Martins
Orientação: Marques, Susana Maria dos Santos Henriques
Data: 12-Dez-2023
Título próprio: The impact of sponsoring in Formula 1
Referência bibliográfica: Ilha, J. E. M. (2023). The impact of sponsoring in Formula 1 [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/30476
Palavras-chave: Sports marketing
Patrocínio -- Sponsorship
Motives
Formula 1
Marketing desportivo
Motivos
Fórmula 1
Resumo: Brands are increasingly looking for ways to differentiate themselves from the competition, to persuade their consumers to buy their products or services and to ensure that their customers become loyal. However, since there are so many ways for companies to stand out from the competition, it's important to make the right choice in order to best promote the business. Sports sponsorship has therefore proved to be an alternative to traditional media such as radio, television commercials, leaflets and so on. However, sports marketing differs from traditional marketing in that it has the potential to indirectly promote the use of specific non-sports products or services. This study is based on the objective of gaining a better understanding of how sports sponsorship works and, more specifically, finding out what the main reasons are for companies/brands deciding to sponsor a sport such as Formula 1. The study began with the Literature Review, which set out the main theoretical components of this study, more specifically, marketing, communication, sponsorship and Formula 1, which then led to the definition of the study objectives relating to the methodological part. We then moved on to the research part, through a qualitative analysis, carried out via zoom interviews, where a total of 20 interviews were obtained from people working in the area of sports sponsorship or in specific contact with Formula 1. After analysing the responses, it was possible to find results that showed the main reasons why companies decide to sponsor Formula 1, why F1 and not another sport, what the risks of sponsorship are and what the possible results of this sponsorship are. The main motivations are the visibility and notoriety that the sport offers, the association with the image of the sport, networking and the possibility of the brand becoming global.
As marcas cada vez mais procuram formas de se diferenciar da concorrência, de persuadir os seus consumidores a adquirir os seus produtos ou serviços e de garantir que os seus clientes se tornem leais. Contudo sendo que existem tantas maneiras para as empresas sobressaírem comparativamente a sua concorrência, é importante fazer a escolha acertada para promover da melhor forma o negócio. Pelo que o patrocínio desportivo tem se demonstrado como uma alternativa aos medias tradicionais como radio, comerciais televisivos, panfletos, entre outros…, porem marketing desportivo difere do marketing tradicional, porque tem o potencial de indiretamente promover o uso de produtos ou serviços não desportivos em concreto. O presente estudo baseia-se no objetivo de compreender melhor como funcionam os patrocínios desportivos e mais especificamente descobrir quais são as principais razões da empresas/marcas decidirem patrocinar num desporto como a Fórmula 1. Iniciando o estudo através da Revisão de Literatura, onde foram expostas as principais componentes teóricas procedentes deste estudo, mais especificamente, sobre o Marketing, a comunicação, o patrocínio e a Fórmula 1, levando posteriormente à definição dos objetivos de estudo relativos a parte metodológica. De seguida, seguiu-se para a parte de investigação, através de uma análise qualitativa, feita através de entrevistas via zoom, onde foram obtidas um total de 20 entrevistas de pessoas que trabalhem na área dos patrocínios desportivos ou em contacto específico com Fórmula 1. Após a analise das respostas, foi possível apurar resultados que evidenciaram os principais motivos pelas quais as empresas decidem patrocinar na Fórmula 1, porque a F1 e não outro desporto, quais são os riscos do patrocínio e quais são os possíveis resultados deste patrocínio. As principais motivações prendem-se na visibilidade e notoriedade que o desporto oferecem, na associação com a imagem do desporto, o networking e a possibilidade da marca se tornar global.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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