Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/30463
Autoria: Viegas, Luís Rocha Pessanha
Orientação: Lage, Miguel Jorge da Cruz
Data: 20-Dez-2023
Título próprio: Innovative business plan: An app called Find2Fit
Referência bibliográfica: Viegas, L. R. P. (2023). Innovative business plan: An app called Find2Fit [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/30463
Palavras-chave: Fitness and health
App
Users
Hub
Free-paid model
Fitness e saúde
Utilizadores
Modelo gratuito-pago
Resumo: The present innovative business plan focuses on the conceptualization and development of a fitness and health (FAH) mobile app based in Portugal called Find2Fit, which allows its users to find people to exercise with, and schedule appointments with Physiotherapists, Osteopaths, and Personal Trainers. In terms of literature review, this project provides a thorough background regarding mobile apps before it dives deeper into the FAH app industry along with its associated usage behaviors and target segment. Not only does this section break down the different ways of generating revenue for an app, but it also reflects on the FAH app industry’s evolution and popularity in Portugal and across the world, especially since the COVID-19 Pandemic. The subsequent internal, external, and competitive analyses in this project paint a positive image regarding Find2Fit’s potential, with the overall environment surrounding FAH apps in Portugal being favorable, apart from some economic aspects present in Portugal. Despite its good offering, Find2Fit would also have to deal with a rising competitive industry filled with various players. To further complement this research, two separate surveys were conducted which analyze the app’s potential among two sets of respondents: the general audience and the FAH professionals consisting of Osteopaths, Physiotherapists, and Personal Trainers. The resulting high interest among respondents from both studies towards the app’s features helps in shaping the implementation policies. With the target audience comprising two segments characterized by numerous variables, the App will aim to satisfy and retain its users through various features, including loyalty and reward programs. Finally, the financial examination of the project, which oversees its viability along with the forecasted expenses and revenues during the first five years, reveals positive results despite the initial costs exceeding the app’s expected earnings in its launch year in 2024. Through a €10.000 loan at a 9% interest rate along with a patent and some personal funding, Find2Fit projects high net incomes and positive cash flows between 2025 and 2028, which translates to a Net Present Value (NPV) of €78.651,89, thus reinforcing the app’s viability and valuation.
O plano de negócios em questão baseia-se na conceptualização e desenvolvimento de uma app móvel de fitness e saúde (FES) Portuguesa intitulada Find2Fit, que permite aos seus utilizadores de encontrarem alguém para fazer exercício físico, e marcarem sessões com Personal Trainers, Osteopatas e Fisioterapeutas. A nível de revisão literária, este projeto fornece uma análise detalhada sobre as aplicações móveis em geral, e dá relevo à indústria de apps de FES assim como os seus respetivos segmentos alvo e comportamentos de utilização associados. Para além de enunciar as diferentes formas de gerar dinheiro através de uma app, esta secção mostra a evolução e popularidade da área de FES em Portugal e no resto do mundo, nomeadamente desde a pandemia do COVID-19. No seguimento a esta revisão, seguem-se as análises internas, externas e concorrenciais que transmitem uma imagem positiva quanto ao potencial do Find2Fit, sendo o clima em Portugal favorável a apps de FES, apesar dos certos aspetos económicos do País desfavoráveis. No entanto, Find2Fit teria sempre de lidar com uma indústria cada vez mais competitiva composta de muitas opções, embora a boa oferta da app. De forma a complementar estas pesquisas e perceber o potencial do conceito, dois inquéritos foram lançados sendo um deles direcionado ao publico geral e outro aos profissionais de FES em questão. Apesar de o número de profissionais de FES que responderam ao inquérito ser inferior, o elevado interesse na app demonstrado pelos inqueridos serve como prova para se poder elaborar e lançar as estratégias de implementação do Find2Fit. Sendo o público-alvo composto por dois segmentos diferentes caracterizados por variáveis, Find2Fit pretende satisfazer e reter os seus utilizadores através de uma serie de serviços e extras que incluem programas de lealdade e de recompensa. Por último, a análise financeira deste projeto, que retrata a sua viabilidade assim como as despesas e receitas previstas durante os cinco primeiros anos, revela resultados favoráveis apesar dos custos iniciais excederem os ganhos esperados da app no seu ano de lançamento em 2024. Através de um empréstimo bancário de €10.000 á taxa de juro de 9%, juntamente com uma patente e algum financiamento pessoal, Find2Fit espera obter resultados líquidos e fluxos de caixa extremamente positivos entre 2025 e 2028, que se traduzem num valor presente líquido de €78,651.89 que por sua vez reforça a viabilidade e valor da app.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Marketing
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_luis_pessanha_viegas.pdf
  Restricted Access
4,67 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.