Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/30448
Autoria: Huanzhang Jian
Orientação: Loureiro, Sandra Maria Correia
Nascimento, Jorge Pimentel do
Data: 27-Nov-2023
Título próprio: What influences the purchase intentions and behavior of electric vehicles among Chinese consumers?
Referência bibliográfica: Jian, H. (2023). What influences the purchase intentions and behavior of electric vehicles among Chinese consumers? [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/30448
Palavras-chave: Veículo eléctrico -- Electric vehicle
Valores pessoais -- Personal values
Consumption value
Theory of planned behavior
Valor de consumo
Teoria do comportamento planeado
Resumo: Global warming has triggered the need for awareness about environmental protection. More and more consumers change their consumption patterns and buying behaviors to achieve a sustainable environment. Electric vehicles are becoming an environmentally friendly innovation that is expected to be the best substitute for traditional fuel vehicles. The present study aimed to develop a research model and investigate the factors that influence the purchase intentions and behavior of electric vehicles among Chinese consumers. The model development was performed through the integration of Schwartz's personal values, consumption values, and theory of planned behavior, while extra factors were obtained from the previous and quality research. Interviews, focus groups, and a questionnaire were designed for data collection and the achievement of the research objective. Accordingly, 418 valid questionnaires were collected and the influencing factors on the electric vehicles attitude and purchase intention were empirically analyzed using a structural equation model. According to the results, Economic value, Emotional value, and Perceived convenience were found to have a significantly positive effect on the consumer’s attitude and purchase intention toward electric vehicles. The preferential policy was found to have a significant positive on actual behavior. The findings give a deeper understanding of the factors influencing Chinese consumers’ attitudes, purchase intentions, and behavior toward electric vehicles, and they provide recommendations for the government and industry on promoting electric vehicles.
O aquecimento global despoletou a necessidade de tomar consciência sobre a proteção ambiental. Cada vez mais os consumidores alteram os seus padrões de consumo e comportamentos de compra para atingir a sustentabilidade ambiental. Os veículos elétricos estão a tornar-se uma inovação amiga do ambiente que se espera que venha ser o melhor substituto dos veículos a combustíveis fósseis. Este estudo visa desenvolver um modelo teórico e investigar os fatores que influenciam as intenções e comportamentos de compra de veículos elétricos entre consumidores chineses. O desenvolvimento teórico considerou a integração dos valores pessoais de Schwartz, valores percebidos de consumo, e a Teoria do Comportamento Planeado, enquanto fatores adicionais foram obtidos de estudos anteriores. Entrevistas, grupos focais, e um questionário foram concebidos para a recolha de dados e atingir os objetivos de pesquisa. Desta forma, 418 questionários válidos foram recolhidos e os fatores influenciadores da atitude e intenção de compra face a veículos elétricos foram analisados empiricamente através de um modelo de equações estruturais. De acordo com os resultados, as perceções de valor económico, emocional e conveniência têm um efeito positivo significativo nas atitudes dos consumidores, e intenções de compra de veículos elétricos. A política preferencial tem um efeito positivo significativo sobre o comportamento atual de compra. Estes resultados permitem uma compreensão mais aprofundada aos fatores influenciadores das atitudes, intenções e comportamentos de compra dos consumidores chineses, em relação aos veículos elétricos, e fornecem recomendações ao governo e indústria para a promoção destes veículos.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Marketing
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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